DO CONSUMO MIDIÁTICO À CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS NO ENSINO MÉDIO

ENFOQUES E PERSPECTIVAS DIALÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42280

Palavras-chave:

: Teoria Dialógica da Linguagem, Ecossistemas Comunicativos, Educação Midiática, Escrita, Jornal escolar

Resumo

Este artigo investiga como práticas de produção jornalística articuladas à criação de ecossistemas comunicativos no Ensino Médio contribuem para processos de autoria e formação crítica. O objetivo do estudo é compreender de que maneira a produção do jornal escolar Ita favoreceu o desenvolvimento de autoria e de leitura crítica da mídia entre estudantes de uma escola pública da Rede Federal da Paraíba. A pesquisa-ação analisou como a elaboração do jornal possibilitou a apropriação de gêneros jornalísticos, a emergência de discursos autorais e a construção de aprendizagens situadas em perspectivas decoloniais. Ancorado na Educomunicação, na Teoria Dialógica da Linguagem e nos aportes da decolonialidade, o estudo evidencia que, ao vivenciarem o planejamento, a escrita, a edição e a circulação de um produto midiático, os/as estudantes deslocam-se de posições de consumo passivo para práticas comunicativas autônomas que tensionam narrativas hegemônicas e ampliam a participação democrática no espaço escolar. Os resultados revelam transformações nas concepções de escrita, no exercício da crítica da mídia e na constituição de ecossistemas comunicativos que fortalecem o engajamento e a autoria coletiva dos/as estudantes.

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Biografia do Autor

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagem, Interação e Cultura (GELInC/UFCG); Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG); e O Círculo de Bakhtin em Diálogo (CNPq/UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica (Bakhtin e o Círculo) e da Comunicação Midiática, sob a concepção de (língua)gem enquanto práticas sociais, históricas e culturais de interações discursivas. Tem interesse por temas como ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, cultura digital, vivências educomunicativas e educação midiática no combate à desinformação.

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Publicado

24-12-2025

Como Citar

BRAZIL, Priscila; XAVIER, Manassés Morais. DO CONSUMO MIDIÁTICO À CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS NO ENSINO MÉDIO: ENFOQUES E PERSPECTIVAS DIALÓGICAS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK24, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42280. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42280. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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