ENTRE O LUTO E A LUTA, E AGORA, AONDE VAMOS? INTERAÇÃO DIALÓGICA PARA O ATO RESPONSÁVEL NA DIVERSIDADE RELIGIOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916

Palavras-chave:

cinema, diversidade religiosa, Teoria Dialógica da Linguagem, ato responsável, intolerância

Resumo

Em meio a um cenário sociocultural marcado por tensões históricas entre diferentes crenças e práticas religiosas, o cinema emerge como espaço de resistência e diálogo intercultural. Este artigo analisa o filme E agora, aonde vamos? (Et maintenant, on va où?, 2011), dirigido por Nadine Labaki, investigando como a narrativa cinematográfica constrói um diálogo ético e estético entre a vida e a arte ao abordar a intolerância religiosa em uma aldeia libanesa. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa (Bortoni-Ricardo, 2008; Minayo, 2001; Silveira; Córdova, 2009), fundamenta-se na Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), conforme o Círculo de Bakhtin, e mobiliza os conceitos de arte enquanto realidade imanentemente social (Volóchinov, 2019 [1926]) e de ato responsável (Bakhtin, 2017 [1920-1924]). Compreendido como gênero discursivo e produção ideológica, o cinema é aqui analisado em sua capacidade de articular sentidos sobre convivência, fé e alteridade. Assim, a narrativa de Labaki revela como as mulheres da comunidade, protagonistas do enredo, convertem o luto em luta por meio de ações criativas e solidárias que desestabilizam o ciclo de violência e reafirmam o poder da mediação e da escuta na diversidade religiosa. Os resultados indicam que o filme, ao integrar humor e tragédia, provoca uma reflexão sobre a responsabilidade ética do sujeito diante do outro, reafirmando o cinema como espaço dialógico de resistência e transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helaine de Souza Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente é Doutoranda e Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Possui especialização em "O Círculo de Bakhtin em Diálogo: Linguagem, Cultura e Sociedade" (Faculdade Sudamérica) e duas especializações pela Universidade Federal do Piauí (UFPI): "Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho" e "Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". É Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN: Tecnologias, Culturas e Linguagens". Tem experiência na docência e em pesquisas nas áreas de linguagem, ensino, tecnologias digitais, telecolaboração (Teletandem) e cinema, desenvolvendo estudos que articulam perspectivas dialógicas, culturais e críticas. Atua como representante discente do PPGLE/UFCG no Doutorado (Turma 2024.2), função que também desempenhou no Mestrado (2022.2), com participação ativa em assembleias e colegiados, fortalecendo sua atuação na gestão acadêmica e na construção coletiva da pós-graduação. Seus interesses de pesquisa articulam temas como: Formação de Professores de Línguas, Ensino e Aprendizagem de Espanhol, Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, Cultura e Interculturalidade, Telecolaboração, Teletandem, Cinema, Linguagem Cinematográfica, Cinema Latino-americano e Diálogos Bakhtinianos.

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda e Mestra na área de Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Piauí e em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. De 2021 a 2023 integrou comissões destinadas à reformulação dos currículos nas esferas estadual e federal. Atuou como docente de Produção textual e Análise linguística do Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Foi professora de Língua Portuguesa e Linguística na Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sob a concepção de linguagem enquanto práticas sociais, históricas e culturais de interações discursivas. Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (UFCG/CNPq) e o Grupo de pesquisa Linguagens, Enunciações e Responsividades (LER/UFCG). Tem interesse em pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise Dialógica do Discurso; Formação Docente; Pedagogias Decoloniais; Relações Étnico-raciais e de Gênero na/para as Língua(gens).

Vânia Sueli Guimarães Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Atualmente é Professora Adjunto Nível IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE ), da mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, elementos estruturais do texto literário, exame nacional de cursos de graduação, regionalismo e impertinência.

Referências

AMORIM. Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.

AMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010, p. 95 – 114.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2022 [1978]. BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-1953].

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017 [1920-1924].

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: 34, 2017 [1970-1971].

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. São Paulo: 34, 2023 [1919-1921].

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

DI CAMARGO, Ivo Junior. A memória de futuro em tela: diálogos entre o cinema e Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.

LABAKI, Nadine. E agora, aonde vamos. Filmoteca Online: Disponível em: http://www.filmotecaonline.com.br/2014/02/e-agora-onde-vamos-et-maintenant-on-va.html?m=1 . Acesso em: 19 de dez. 2024.

MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed., São Paulo: Contexto, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

SOBRAL, Adail. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de leitura comentado. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

SILVEIRA, Denise Tolfo.; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

TURNER, Graeme. O cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: 34, [1929] 2021.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

DE SOUZA MACIEL, Helaine; NUNES BRAZIL, Priscila; GUIMARÃES ROCHA, Vânia Sueli. ENTRE O LUTO E A LUTA, E AGORA, AONDE VAMOS? INTERAÇÃO DIALÓGICA PARA O ATO RESPONSÁVEL NA DIVERSIDADE RELIGIOSA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK18, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41916. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.