ENTRE O LUTO E A LUTA, E AGORA, AONDE VAMOS? INTERAÇÃO DIALÓGICA PARA O ATO RESPONSÁVEL NA DIVERSIDADE RELIGIOSA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916Palavras-chave:
cinema, diversidade religiosa, Teoria Dialógica da Linguagem, ato responsável, intolerânciaResumo
Em meio a um cenário sociocultural marcado por tensões históricas entre diferentes crenças e práticas religiosas, o cinema emerge como espaço de resistência e diálogo intercultural. Este artigo analisa o filme E agora, aonde vamos? (Et maintenant, on va où?, 2011), dirigido por Nadine Labaki, investigando como a narrativa cinematográfica constrói um diálogo ético e estético entre a vida e a arte ao abordar a intolerância religiosa em uma aldeia libanesa. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa (Bortoni-Ricardo, 2008; Minayo, 2001; Silveira; Córdova, 2009), fundamenta-se na Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), conforme o Círculo de Bakhtin, e mobiliza os conceitos de arte enquanto realidade imanentemente social (Volóchinov, 2019 [1926]) e de ato responsável (Bakhtin, 2017 [1920-1924]). Compreendido como gênero discursivo e produção ideológica, o cinema é aqui analisado em sua capacidade de articular sentidos sobre convivência, fé e alteridade. Assim, a narrativa de Labaki revela como as mulheres da comunidade, protagonistas do enredo, convertem o luto em luta por meio de ações criativas e solidárias que desestabilizam o ciclo de violência e reafirmam o poder da mediação e da escuta na diversidade religiosa. Os resultados indicam que o filme, ao integrar humor e tragédia, provoca uma reflexão sobre a responsabilidade ética do sujeito diante do outro, reafirmando o cinema como espaço dialógico de resistência e transformação social.
Downloads
Referências
AMORIM. Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
AMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010, p. 95 – 114.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2022 [1978]. BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-1953].
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017 [1920-1924].
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: 34, 2017 [1970-1971].
BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. São Paulo: 34, 2023 [1919-1921].
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
DI CAMARGO, Ivo Junior. A memória de futuro em tela: diálogos entre o cinema e Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.
LABAKI, Nadine. E agora, aonde vamos. Filmoteca Online: Disponível em: http://www.filmotecaonline.com.br/2014/02/e-agora-onde-vamos-et-maintenant-on-va.html?m=1 . Acesso em: 19 de dez. 2024.
MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed., São Paulo: Contexto, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
SOBRAL, Adail. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de leitura comentado. Campinas: Mercado de Letras, 2019.
SILVEIRA, Denise Tolfo.; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
TURNER, Graeme. O cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: 34, [1929] 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helaine de Souza Maciel, Priscila Nunes Brazil, Vânia Sueli Guimarães Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)