BETWEEN MOURNING AND STRUGGLE, WHERE DO WE GO NOW? DIALOGICAL INTERACTION FOR RESPONSIBLE ACT IN RELIGIOUS DIVERSITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916

Keywords:

cine, diversidade religiosa, Teoria Dialógica da Linguagem, ato responsável, intolerância

Abstract

Amidst a sociocultural landscape marked by historical tensions between different religious beliefs and practices, cinema emerges as a space for resistance and intercultural dialogue. This article analyzes the film Where Do We Go Now? (Et Maintenant, on va où?, 2011), directed by Nadine Labaki, investigating how cinematic narrative constructs an ethical and aesthetic dialogue between life and art by addressing religious intolerance in a Lebanese village. The research, qualitative and interpretative in nature (Bortoni-Ricardo, 2008; Minayo, 2001; Silveira; Córdova, 2009), is grounded in the Dialogic Theory of Language (DLT), according to the Bakhtin Circle, and mobilizes the concepts of art as an immanently social reality (Voloshinov, 2019 [1926]) and as a responsible act (Bakhtin, 2017 [1920-1924]). Understood as a discursive genre and ideological production, cinema is analyzed here for its capacity to articulate meanings about coexistence, faith, and otherness. Thus, Labaki's narrative reveals how the women of the community, protagonists of the story, convert grief into struggle through creative and supportive actions that destabilize the cycle of violence and reaffirm the power of mediation and listening within religious diversity. The results indicate that the film, by integrating humor and tragedy, provokes reflection on the ethical responsibility of the subject toward the other, reaffirming cinema as a dialogical space of resistance and social transformation.

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Author Biographies

Helaine de Souza Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente é Doutoranda e Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Possui especialização em "O Círculo de Bakhtin em Diálogo: Linguagem, Cultura e Sociedade" (Faculdade Sudamérica) e duas especializações pela Universidade Federal do Piauí (UFPI): "Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho" e "Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". É Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN: Tecnologias, Culturas e Linguagens". Tem experiência na docência e em pesquisas nas áreas de linguagem, ensino, tecnologias digitais, telecolaboração (Teletandem) e cinema, desenvolvendo estudos que articulam perspectivas dialógicas, culturais e críticas. Atua como representante discente do PPGLE/UFCG no Doutorado (Turma 2024.2), função que também desempenhou no Mestrado (2022.2), com participação ativa em assembleias e colegiados, fortalecendo sua atuação na gestão acadêmica e na construção coletiva da pós-graduação. Seus interesses de pesquisa articulam temas como: Formação de Professores de Línguas, Ensino e Aprendizagem de Espanhol, Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, Cultura e Interculturalidade, Telecolaboração, Teletandem, Cinema, Linguagem Cinematográfica, Cinema Latino-americano e Diálogos Bakhtinianos.

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda e Mestra na área de Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Piauí e em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. De 2021 a 2023 integrou comissões destinadas à reformulação dos currículos nas esferas estadual e federal. Atuou como docente de Produção textual e Análise linguística do Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Foi professora de Língua Portuguesa e Linguística na Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sob a concepção de linguagem enquanto práticas sociais, históricas e culturais de interações discursivas. Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (UFCG/CNPq) e o Grupo de pesquisa Linguagens, Enunciações e Responsividades (LER/UFCG). Tem interesse em pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise Dialógica do Discurso; Formação Docente; Pedagogias Decoloniais; Relações Étnico-raciais e de Gênero na/para as Língua(gens).

Vânia Sueli Guimarães Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Atualmente é Professora Adjunto Nível IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE ), da mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, elementos estruturais do texto literário, exame nacional de cursos de graduação, regionalismo e impertinência.

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Published

22-12-2025

How to Cite

DE SOUZA MACIEL, Helaine; NUNES BRAZIL, Priscila; GUIMARÃES ROCHA, Vânia Sueli. BETWEEN MOURNING AND STRUGGLE, WHERE DO WE GO NOW? DIALOGICAL INTERACTION FOR RESPONSIBLE ACT IN RELIGIOUS DIVERSITY. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK18, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41916. Acesso em: 23 dec. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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