O DISCURSO RELIGIOSO EM CHARGES

POSSIBILIDADES DIALÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41948

Palavras-chave:

teoria dialógica da linguagem,, discurso religioso,, charge

Resumo

Este artigo analisa, à luz da perspectiva dialógica do Círculo de Bakhtin, a materialização do discurso religioso em charges, tomando-as como enunciados concretos que instauram um diálogo tenso e polifônico entre diferentes vozes sociais. Assim, o estudo tem como corpus duas charges que tematizam, de modo crítico e valorativo, o ponto de vista religioso frente a questões de interesse público, revelando disputas de sentidos e tensionamentos ideológicos. A reflexão teórico-metodológica ancora-se na Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), sobretudo nas concepções de enunciado, dialogismo, gênero do discurso, articuladas a estudos sobre o discurso religioso e teológico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental (Fontana; Pereira, 2023), de abordagem qualitativa (Chizzotti, 2006). Os resultados da análise sinalizam que o discurso religioso, ao refletir e refratar uma cosmovisão cristã, se constitui como arena de embates axiológicos, em que vozes individuais, revestidas de autoridade divina, procuram legitimar perspectivas particulares, e influenciar a interpretação dos interlocutores, o que pode sugerir que as charges reúnem diferentes vozes e visões que se constroem conforme as vivências e experiências que partem tanto da universalização discursiva quanto da descentralização embarcadas pela não oficialidade, mas pelas peculiaridades vividas por grupos sociais distintos. As charges se configuram como gênero discursivo, permitindo a circulação de múltiplas vozes e valores, o confronto do discurso oficial e das vozes sociais não hegemônicas, evidenciando a complexidade e a heterogeneidade da construção de sentidos no campo religioso e social contemporâneo.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Dnalda Pereira da Silva, UFCG

Doutoranda em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela UEPB. Possui aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado: Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovido pela Diretoria de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do Ministério da Educação (MEC). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagem, Interação e Cultura (GELInC/UFCG); e Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do quadro permanente da Secretaria de Educação dos Municípios de Gado Bravo/PB e de Aroeiras/PB. Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa, Linguística, Literatura Brasileira e Portuguesa e em orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso e como Tutora a distância. Possui interesse e desenvolve pesquisas relacionadas à cultura digital, à Base Nacional Comum Curricular, ao ensino de Língua Portuguesa e à formação e prática docentes, tendo como referências teórico metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem advindos do Círculo de Bakhtin.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

23-11-2025

Como Citar

CÂNDIDO, Jucileide Maria Oliveira; PEREIRA DA SILVA, Maria Dnalda. O DISCURSO RELIGIOSO EM CHARGES: POSSIBILIDADES DIALÓGICAS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK08, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41948. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41948. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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