A SUBVERSÃO DAS EXPECTATIVAS SOCIAIS SOBRE O FEMININO
UMA LEITURA DIALÓGICO-DISCURSIVA DA PERSONAGEM THEREZA, EM “COISA MAIS LINDA”
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42226Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso, série Coisa Mais Linda, Thereza, resistênciaResumo
O artigo propõe uma leitura discursiva da personagem Thereza, da série Coisa Mais Linda (Netflix, 2019), com base nos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso. Parte-se da compreensão de linguagem como espaço de confronto entre vozes sociais, no qual os sentidos se constituem pela interação e pela contraposição de posições ideológicas. A investigação busca observar como o discurso de Thereza revela embates discursivos, configurando movimentos de resistência e afirmação identitária em um contexto demarcadamente opressivo no que tange o sujeito mulher. Para isso, filiamo-nos à Teoria Dialógica da Linguagem (Volóchinov, 2017; Bakhtin, 2016; Medvedev, 2012). Ademais, fundamentamos nossa reflexão nas contribuições que problematizam a construção histórica e discursiva das identidades femininas (Butler, 2022; Beauvoir, 1980). Do ponto de vista metodológico, o estudo é de base qualitativa (Paiva, 2019), descritiva (Prodanov e Freitas, 2013), abordagem interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008) e apoia-se na análise de cenas da primeira temporada da série, observando enunciados que evidenciam tensões entre discursos autoritários e respostas responsivas ativas. Os resultados apontam que, sob a ótica dialógica, o dizer da personagem não se reduz à representação de uma condição social, mas atua como prática enunciativa de luta e intervenção da realidade, instaurando novos sentidos e reconfigurando a posição da mulher.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. Tradução de Autora Bernardini e outros. São Paulo: Ed. da UNESP, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo
Bezerra. São Paulo: 34, 2016.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Fatos e Mitos. Tradução de Sérgio Milliet.
4ª. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola. 2008.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e
técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: 34, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jeniffer de Oliveira Barbosa, Manassés Morais Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)