O “UM PEQUENO HERÓI”
A LEITURA DA NOVELA DE DOSTOIÉVSKI SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM (TDL)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41953Palavras-chave:
Dialogicity, Interaction, Novel.Resumo
O presente artigo objetiva discutir sobre os aspectos de leitura à luz da Teoria Dialógica da Linguagem e do Círculo de Bakthin e investigar como a leitura dialógica pode revelar sentidos ético-estéticos na novela “Um pequeno herói”, considerando a interação entre personagens, narrador e leitor. Sendo assim, a fundamentação teórica baseia-se nos conceitos teóricos de Bakhtin (2017, [1929]), (2016, [1952-1953]), Sobral (2019) e Xavier (2020). Para interpretar e analisar o corpus, metodologicamente, a novela foi dividida em seis cenas e/ou ritos de passagem que correspondem às nossas categorias analíticas, quais sejam: a) Primeiro rito– a festa; b) Segundo rito– a crítica à aristocracia russa; c) Terceiro rito– o herói; d) Quarto rito– o amante, o bem, a beleza e a verdade; e) Quinto rito – a carta; f) Sexto rito– o beijo. Os resultados apontam que, nesta obra de Dostoiévski, são visíveis os conceitos Bakhtinianos, uma vez que a obra é sensível à explosão de sentimentos e tons emotivo-volitivos, gestuais, visuais e se insere num espaço-temporal distante, mas pode ser inserida na nossa realidade, oportunizando uma temática fortemente provocadora para o leitor quanto à dialogicidade e cumplicidade com o outro, sendo o amar desse outro generoso, singular e responsável. Além disso, a obra se constrói por meio de um diálogo entre o protagonista e sua consciência, respondendo às arquitetônicas bakhtinianas do eu-para-mim, do eu-para-o-outro e do outro-para-mim presentes na comunicação discursiva.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. Tradução de: Bezerra, P. São Paulo:Martins Fontes, 2011, [1974-1979].
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016 [1952-1953].
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de: MIOTELLO, V.; FARACO, C. A. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, [1920-1924].
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da obra de Dostoiévski. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. Editora 34: São Paulo – SP, 2022, [1929].
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Um pequeno herói. Tradução de Fátima Bianchi, xilogravuras de Marcelo Grassmann. Editora 34: São Paulo, 2015, [1849].
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. et al. Pesquisa Social teoria, método e criatividade. 21ª ed. Petropólis: Editora Vozes, 2002.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p.7-32, 1999. Disponível em: http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks.com/w/file/fetch/60815562/Analise%20de%20conte%C3%BAdo.pdf. Acesso em: 05 nov. 2021.
SOBRAL, Aldair. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de uma leitura comentado. Campinas: Mercado de Letras, 2019.
VOLÓCHINOV, Valentim. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019, [1926].
VOLÓCHINOV, Valentim. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017 [1929].
XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo; Campina Grande: Mentes Abertas; EDUFCG, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Valéria Siqueira Marques, Leonara Nahyane da SILVA, Aurilene de Lima Jerônimo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)