A PALAVRA DO OUTRO
FUNDAMENTOS BAKHTINIANOS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ENSINO DE LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42217Palavras-chave:
dialogismo, bilinguismo, Cultura surdaResumo
Nos estudos de linguagem e no ensino de línguas, observa-se frequentemente a tendência de reduzir a comunicação a um sistema fechado de regras, desconsiderando seu caráter social, histórico e ideológico. Essa limitação se torna ainda mais evidente na educação de surdos, em que a linguagem é condição de subjetivação e de construção cultural. A questão central que orienta esta pesquisa é: de que maneira os fundamentos da teoria dialógica de Bakhtin podem contribuir para compreender e aprimorar as práticas pedagógicas e discursivas na educação de surdos, especialmente no ensino e na valorização da Libras como língua de interação e identidade cultural? O objetivo geral consiste em analisar as contribuições da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin para a educação de surdos, com ênfase na construção de práticas pedagógicas inclusivas que reconheçam a Libras como espaço de enunciação, alteridade e produção de sentidos. A pesquisa adota abordagem qualitativa e bibliográfica. Os resultados indicam que o dialogismo oferece base teórica sólida para a valorização da Libras como prática viva de linguagem, possibilitando compreender a constituição do sujeito surdo em sua historicidade e nas múltiplas esferas de interação social. Revela também que práticas educativas inspiradas no pensamento bakhtiniano favorecem a construção de ambientes bilíngues mais dialógicos, críticos e colaborativos. Conclui-se que a perspectiva bakhtiniana amplia a compreensão ética, estética e cultural do ato educativo, fortalecendo a formação docente, o compromisso com a diferença e o reconhecimento da Libras como expressão legítima de identidade, cultura e cidadania surda.
Palavras-chave: dialogismo; alteridade; bilinguismo; cultura surda; diversidade linguística.
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