AS METODOLOGIAS ATIVAS E O DIALOGISMO BAKHTINIANO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41992

Palavras-chave:

metodologias ativas, dialogismo, problem-based learning, proposta didática, reconstrução da prática docente.

Resumo

As Metodologias são um de tantos outros caminhos para práticas educativas que sustentam a independência, a criticidade, a democracia, o respeito e a busca de respostas por meio da pesquisa. Além disso, esse tipo de metodologia supõe que toda ação do mediador (docente) exige uma reciprocidade do mediado (discente). É dentro deste contexto que as metodologias ativas dialogam com o dialogismo bakhtiniano, pois Bakhtin aborda o conceito de relação responsiva ativa, destacando que todo enunciado prevê, necessariamente, uma resposta. Além disto, o autor baseado em Dostoievsky, estabelece o conceito de vozes equipolentes, o que significa dizer que não existem vozes superiores no discurso – que é também um princípio basilar das Metodologias Ativas. Este artigo tem por objetivo geral de investigar de que forma as metodologias ativas, em uma perspectiva dialógica, (re)constroem a prática docente. Apresenta abordagem qualitativa e a tipologia de pesquisa é bibliográfica. Os principais autores mencionados são Bakhtin (2002), Bakhtin (2011); Bakhtin (2016), Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014). Trazemos uma proposta didática que leva em conta uma Metodologia Ativa que conversa com o dialogismo bakhtiniano, o Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, em português. A conclusão que se chega é que os princípios básicos das metodologias ativas têm total relação com o que prega o dialogismo bakhtiniano. 

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Biografia do Autor

Aline Carolina Ferreira Farias, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Possui graduação em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Filología Hispánica - Universidad de Castilla-La Mancha e Mestrado em Pensamiento Espanol e Iberoamericano - Universidad Autónoma de Madrid, diploma convalidado pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFPE. Tem curso de aperfeiçoamento em Metodologias Ativas na Tampere University of Applied Sciences (Finlândia).

Rivaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É especialista em Linguística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). É especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É graduado em Letras Inglês (UEPB). É graduado em Letras Português, pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UniFAVENI).

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Publicado

22-12-2025

Como Citar

CAROLINA FERREIRA FARIAS, Aline; FERREIRA DA SILVA, Rivaldo. AS METODOLOGIAS ATIVAS E O DIALOGISMO BAKHTINIANO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK21, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41992. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41992. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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