AS METODOLOGIAS ATIVAS E O DIALOGISMO BAKHTINIANO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41992Palavras-chave:
metodologias ativas, dialogismo, problem-based learning, proposta didática, reconstrução da prática docente.Resumo
As Metodologias são um de tantos outros caminhos para práticas educativas que sustentam a independência, a criticidade, a democracia, o respeito e a busca de respostas por meio da pesquisa. Além disso, esse tipo de metodologia supõe que toda ação do mediador (docente) exige uma reciprocidade do mediado (discente). É dentro deste contexto que as metodologias ativas dialogam com o dialogismo bakhtiniano, pois Bakhtin aborda o conceito de relação responsiva ativa, destacando que todo enunciado prevê, necessariamente, uma resposta. Além disto, o autor baseado em Dostoievsky, estabelece o conceito de vozes equipolentes, o que significa dizer que não existem vozes superiores no discurso – que é também um princípio basilar das Metodologias Ativas. Este artigo tem por objetivo geral de investigar de que forma as metodologias ativas, em uma perspectiva dialógica, (re)constroem a prática docente. Apresenta abordagem qualitativa e a tipologia de pesquisa é bibliográfica. Os principais autores mencionados são Bakhtin (2002), Bakhtin (2011); Bakhtin (2016), Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014). Trazemos uma proposta didática que leva em conta uma Metodologia Ativa que conversa com o dialogismo bakhtiniano, o Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, em português. A conclusão que se chega é que os princípios básicos das metodologias ativas têm total relação com o que prega o dialogismo bakhtiniano.
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