AS METODOLOGIAS ATIVAS E O DIALOGISMO BAKHTINIANO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41992Keywords:
metodologias ativas, dialogismo, problem-based learning, proposta didática, reconstrução da prática docente.Abstract
Methodologies are one of many paths to educational practices that support independence, critical thinking, democracy, respect, and the search for answers through research. Furthermore, this type of methodology assumes that every action of the mediator (teacher) requires reciprocity from the mediated (student). It is within this context that active methodologies dialogue with Bakhtinian dialogism, as Bakhtin addresses the concept of active responsive relationship, highlighting that every utterance necessarily anticipates a response. In addition, the author, based on Dostoevsky, establishes the concept of equipollent voices, meaning that there are no superior voices in discourse – which is also a fundamental principle of Active Methodologies. This article aims to investigate how active methodologies, from a dialogical perspective, (re)construct teaching practice. It presents a qualitative approach and the research typology is bibliographic. The main authors mentioned are Bakhtin (2002), Bakhtin (2011); Bakhtin (2016), Feuerstein, Feuerstein and Falik (2014). We present a didactic proposal that takes into account an Active Methodology that engages with Bakhtinian dialogism, the Problem-Based Learning. The conclusion reached is that the basic principles of active methodologies are entirely related to what Bakhtinian dialogism advocates.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
ENEMARK, Stig; KJAERSDAM, Finn. A APB na teoria e na prática: a experiência de Aalborg na inovação do projeto no ensino universitário. In: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior. São Paulo: Summus, 2009.
FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Refael S.; FALIK, Louis H. (Org.). Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. 1 Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PAIVA, V. L. M. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
SAKAMOTO, C. K; SILVEIRA, I. O. Como fazer projetos de iniciação científica. São Paulo: Paulus, 2014.
SILVA, R. F; et. al. Tecnovida: Designing Futuros Digitais. In: SILVA, R. F; BRAZIL, P. N. Tecnovidas: Dualidades da Sociedade (Hiper)Digital. São Paulo: Mentes Abertas, 2024.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASCONCELOS, Maria José Esteves. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. 11ª ed - Campinas, SP: Papirus, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Aline Carolina Ferreira Farias, Rivaldo Ferreira da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)