“COMO É QUE FAZ?”

PROCESSOS DIALÓGICOS DE ENSINAGEM DA ESCRITA ACADÊMICA NO TIKTOK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42067

Palavras-chave:

dialogismo, TikTok, escrita acadêmica, interação, ensinagem

Resumo

Este artigo investiga como práticas discursivas em vídeos no TikTok mobilizam processos dialógicos de ensinagem da escrita acadêmica, com foco na construção de sentidos sobre o “como escrever um artigo acadêmico” em um ambiente digital de circulação social. Ancorado na Teoria Dialógica da Linguagem do Círculo de Bakhtin, o estudo compreende o TikTok como um ecossistema comunicativo de ensinagem no qual sujeitos interagem, respondem e (re)elaboram orientações sobre a produção de artigos científicos fora dos espaços escolares tradicionais. A análise se concentra nas interações discursivas estabelecidas nos comentários de um EducToks, compreendidas como parte constitutiva do ecossistema comunicativo de ensinagem. Os resultados evidenciam que a ensinagem nesse contexto se estrutura de forma dialógica marcada por circulação de vozes, dúvidas práticas, humor, exemplos situados e disputas sobre o que conta como “bom” texto científico. Conclui-se que o TikTok opera como espaço de orientação e mediação social de saberes acadêmicos, produzindo efeitos reais na formação de práticas de escrita por meio da interação contínua e dialogicamente constituída entre seus participantes.

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Biografia do Autor

Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra e doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela UFCG. Dedica-se à pesquisa em linguagem, discursos acadêmicos e mediações digitais, com foco em leitura, escrita, letramentos digitais e produção de conhecimento em ambientes de interação online, especialmente redes sociais como o TikTok. Áreas de interesse: Escrita Acadêmica e Gêneros Textuais; Letramentos Digitais; Educação e Tecnologias Digitais; Cultura Digital e Mídias Sociais; Estudos do Discurso e Teoria da Linguagem.

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Professor ad honorem (2018-2028), ministrando aulas e orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado na área de Estudos Linguísticos, nas linhas de pesquisa Ensino de línguas e formação docente e Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG).

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

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Publicado

22-12-2025

Como Citar

AMARO DA SILVA, Maria Ariane Santos; SOUZA, Fábio Marques de; XAVIER, Manassés Morais. “COMO É QUE FAZ?”: PROCESSOS DIALÓGICOS DE ENSINAGEM DA ESCRITA ACADÊMICA NO TIKTOK. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK12, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42067. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42067. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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