“COMO É QUE FAZ?”
PROCESSOS DIALÓGICOS DE ENSINAGEM DA ESCRITA ACADÊMICA NO TIKTOK
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42067Palavras-chave:
dialogismo, TikTok, escrita acadêmica, interação, ensinagemResumo
Este artigo investiga como práticas discursivas em vídeos no TikTok mobilizam processos dialógicos de ensinagem da escrita acadêmica, com foco na construção de sentidos sobre o “como escrever um artigo acadêmico” em um ambiente digital de circulação social. Ancorado na Teoria Dialógica da Linguagem do Círculo de Bakhtin, o estudo compreende o TikTok como um ecossistema comunicativo de ensinagem no qual sujeitos interagem, respondem e (re)elaboram orientações sobre a produção de artigos científicos fora dos espaços escolares tradicionais. A análise se concentra nas interações discursivas estabelecidas nos comentários de um EducToks, compreendidas como parte constitutiva do ecossistema comunicativo de ensinagem. Os resultados evidenciam que a ensinagem nesse contexto se estrutura de forma dialógica marcada por circulação de vozes, dúvidas práticas, humor, exemplos situados e disputas sobre o que conta como “bom” texto científico. Conclui-se que o TikTok opera como espaço de orientação e mediação social de saberes acadêmicos, produzindo efeitos reais na formação de práticas de escrita por meio da interação contínua e dialogicamente constituída entre seus participantes.
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