RESISTENCIA EN VERSOS: UNA LECTURA DIALÓGICA-DISCURSIVA DE SLAM ESTATÍSTICA, DE JÉSSICA PRETA

UMA LEITURA DIALÓGICA-DISCURSIVA DO SLAM ESTATÍSTICA, DE JÉSSICA PRETA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41913

Palabras clave:

slam poesía, escrevivência, dialogismo, resistencia, Jéssica Preta

Resumen

Este artículo analiza el poema Estatística, de Jéssica Preta, desde la Teoría Dialógica del Lenguaje, comprendiendo el slam poetry como un género discursivo de resistencia. La investigación parte de la idea bakhtiniana de que el lenguaje es una práctica social marcada por la responsividad y la interacción entre múltiples voces. De esta manera, el poema se interpreta como un acto ético y político que enfrenta los discursos hegemónicos y denuncia las violencias de género naturalizadas socialmente. A través de un enfoque documental e interpretativo, se observa cómo el texto poético resignifica los datos estadísticos, transformando los números en enunciados de denuncia y reexistencia. La escritura de Jéssica Preta se aproxima al concepto de escrevivência propuesto por Conceição Evaristo, configurándose como un gesto de resistencia y afirmación de las experiencias de las mujeres negras y periféricas. Así, el slam se revela como un espacio dialógico de lucha, expresión y transformación, reafirmando el poder de la palabra como instrumento ético, estético y político.

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Biografía del autor/a

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil

Doutoranda e Mestra na área de Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Piauí e em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. De 2021 a 2023 integrou comissões destinadas à reformulação dos currículos nas esferas estadual e federal. Foi professora de Língua Portuguesa e Linguística na Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é docente de Produção textual e Análise linguística do Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sob a concepção de linguagem enquanto práticas sociais, históricas e culturais de interações discursivas. Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (UFCG/CNPq) e o Grupo de pesquisa Linguagens, Enunciações e Responsividades (LER/UFCG). Tem interesse em pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise Dialógica do Discurso; Formação Docente; Pedagogias Decoloniais; Relações Étnico-raciais e de Gênero na/para as Língua(gens).

Laura Isabela Souza Bellarmino Ximenes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na linha de pesquisa Estudos Linguísticos: práticas sociais, históricas e culturais de linguagem. Mestra em Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Literatura e Estudos Interculturais. É especialista em Letras – CELIP/Linguística (UEPB) e graduada em Letras e Artes pela mesma instituição (2010). Atua como professora de Linguagens, com ênfase em Produção Textual e Literatura, em cursinhos pré-vestibulares e instituições da rede privada de ensino em Campina Grande (PB), desde 2007. É professora efetiva da Rede Estadual de Ensino da Paraíba desde 2018, desenvolvendo suas atividades na ECIT Professor Bráulio Maia Júnior. Suas pesquisas concentram-se nos estudos do Círculo de Bakhtin, na Poesia Slam, nas relações entre o Sagrado e a Literatura, no papel do Narrador e na obra do escritor português José Saramago.

Roberta Andrade Meneses, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Lingua(gem) e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (2015); Especialista em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); graduada em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), tendo sido monitora bolsista da disciplina de Linguística I por dois semestres, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras) (CAPES) (MEC SESu) por três anos, leitora especialista (2012) da obra Análise Linguística ? Afinal, a que se refere? ? publicada pela editora Cortez (São Paulo). Seus trabalhos de pesquisa se situam na grande área da Linguística Aplicada, com foco maior dirigido ao ensino de Língua materna, notadamente, em escrita acadêmica e em gêneros tipicamente acadêmicos. Desde 2013, é professora Efetiva de Língua Portuguesa do Estado da Paraíba.

Adlene Pereira de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Jornalista Pós-graduada, dedicada à pesquisa em Direitos Humanos, Letramento Racial e Letramento Crítico. Sua fundação teórica reside no Círculo de Bakhtin para a análise e desconstrução crítica do discurso. Possui ainda especialização em Gestão de Negócios.

Citas

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Publicado

22-12-2025

Cómo citar

BRAZIL, Priscila Nunes; ISABELA SOUZA BELLARMINO XIMENES, Laura; ANDRADE MENESES, Roberta; PEREIRA DE ANDRADE, Adlene. RESISTENCIA EN VERSOS: UNA LECTURA DIALÓGICA-DISCURSIVA DE SLAM ESTATÍSTICA, DE JÉSSICA PRETA: UMA LEITURA DIALÓGICA-DISCURSIVA DO SLAM ESTATÍSTICA, DE JÉSSICA PRETA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK19, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41913. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41913. Acesso em: 23 dic. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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