RESISTANCE IN VERSES: A DIALOGIC-DISCURSIVE READING OF SLAM ESTATÍSTICA, BY JÉSSICA PRETA

UMA LEITURA DIALÓGICA-DISCURSIVA DO SLAM ESTATÍSTICA, DE JÉSSICA PRETA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41913

Keywords:

Slam poetry, escrevivência, dialogism, resistance, Jéssica Preta

Abstract

This article analyzes the poem Estatística by Jéssica Preta through the Dialogic Theory of Language, understanding slam poetry as a discursive genre of resistance. The study is based on the Bakhtinian conception of language as a social practice marked by responsiveness and the interaction of multiple voices. Thus, the poem is interpreted as an ethical and political act that challenges hegemonic discourses and exposes socially normalized gender violence. Using a documentary and interpretive approach, the analysis reveals how the poetic text re-signifies statistical data, turning numbers into statements of denunciation and reexistence. Jéssica Preta’s writing aligns with Conceição Evaristo’s concept of escrevivência, functioning as an act of resistance and affirmation of the experiences of Black and peripheral women. Therefore, slam poetry emerges as a dialogic space of struggle, expression, and transformation, reaffirming the power of the word as an ethical, aesthetic, and political instrument.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil

Doutoranda e Mestra na área de Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Piauí e em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. De 2021 a 2023 integrou comissões destinadas à reformulação dos currículos nas esferas estadual e federal. Foi professora de Língua Portuguesa e Linguística na Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é docente de Produção textual e Análise linguística do Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sob a concepção de linguagem enquanto práticas sociais, históricas e culturais de interações discursivas. Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (UFCG/CNPq) e o Grupo de pesquisa Linguagens, Enunciações e Responsividades (LER/UFCG). Tem interesse em pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise Dialógica do Discurso; Formação Docente; Pedagogias Decoloniais; Relações Étnico-raciais e de Gênero na/para as Língua(gens).

Laura Isabela Souza Bellarmino Ximenes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na linha de pesquisa Estudos Linguísticos: práticas sociais, históricas e culturais de linguagem. Mestra em Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Literatura e Estudos Interculturais. É especialista em Letras – CELIP/Linguística (UEPB) e graduada em Letras e Artes pela mesma instituição (2010). Atua como professora de Linguagens, com ênfase em Produção Textual e Literatura, em cursinhos pré-vestibulares e instituições da rede privada de ensino em Campina Grande (PB), desde 2007. É professora efetiva da Rede Estadual de Ensino da Paraíba desde 2018, desenvolvendo suas atividades na ECIT Professor Bráulio Maia Júnior. Suas pesquisas concentram-se nos estudos do Círculo de Bakhtin, na Poesia Slam, nas relações entre o Sagrado e a Literatura, no papel do Narrador e na obra do escritor português José Saramago.

Roberta Andrade Meneses, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Lingua(gem) e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (2015); Especialista em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); graduada em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), tendo sido monitora bolsista da disciplina de Linguística I por dois semestres, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras) (CAPES) (MEC SESu) por três anos, leitora especialista (2012) da obra Análise Linguística ? Afinal, a que se refere? ? publicada pela editora Cortez (São Paulo). Seus trabalhos de pesquisa se situam na grande área da Linguística Aplicada, com foco maior dirigido ao ensino de Língua materna, notadamente, em escrita acadêmica e em gêneros tipicamente acadêmicos. Desde 2013, é professora Efetiva de Língua Portuguesa do Estado da Paraíba.

Adlene Pereira de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Jornalista Pós-graduada, dedicada à pesquisa em Direitos Humanos, Letramento Racial e Letramento Crítico. Sua fundação teórica reside no Círculo de Bakhtin para a análise e desconstrução crítica do discurso. Possui ainda especialização em Gestão de Negócios.

References

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952/1953].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski. 4ª. ed. revista e ampliada. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1929].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1986].

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, v. 13, n. 25, p. 17-31, 17 dez. 2009.

LORDE, Audre. Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. Tradução de Stephanie Borges. 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2011.

PRETA, Jéssica. “Estatística”. In: CERQUEIRA, Van. [et al.]. Slam Insubmisso [livro eletrônico]. Tradução de Ayala Tude. Salvador: Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, 2021.

SILVA, Bruna Gabriella Santiago; ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de. “A poesia não é um luxo”: a poética de Jéssica Preta. In: QUEIROZ, Mylena de Lima; OLIVEIRA, Silvanna Kelly Gomes de (Orgs.). Literatura brasileira: travessias da crítica contemporânea. 1. ed. Campina Grande, PB: Benares Editora, 2022. p. 11-23.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

Published

22-12-2025

How to Cite

BRAZIL, Priscila Nunes; ISABELA SOUZA BELLARMINO XIMENES, Laura; ANDRADE MENESES, Roberta; PEREIRA DE ANDRADE, Adlene. RESISTANCE IN VERSES: A DIALOGIC-DISCURSIVE READING OF SLAM ESTATÍSTICA, BY JÉSSICA PRETA: UMA LEITURA DIALÓGICA-DISCURSIVA DO SLAM ESTATÍSTICA, DE JÉSSICA PRETA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK19, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41913. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41913. Acesso em: 23 dec. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.