MEDIAÇÃO ALGORÍTMICA E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO

UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE O YOUTUBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42047

Palavras-chave:

algoritmo, dialogismo, YouTube

Resumo

Neste artigo, discutimos a relação entre sujeito e tecnologia a partir da interação com o algoritmo do YouTube, buscando compreender de que modo a mediação algorítmica influencia processos de subjetivação e de construção identitária. O estudo fundamenta-se nos postulados do Círculo de Bakhtin (2011; 2020) sobre dialogismo, alteridade, responsabilidade e responsividade; em Sobral (2010), quanto à constituição do sujeito nas relações dialógicas; e em Gillespie (2018) e Covington, Adams e Sargin (2016), no tocante ao funcionamento dos algoritmos e à lógica de recomendação das plataformas digitais. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, na qual interagimos com o algoritmo do YouTube durante quatro semanas, explorando quatro eixos temáticos distintos: língua espanhola, literatura, língua inglesa e produtividade. Os resultados evidenciaram que o algoritmo não apenas reflete as preferências individuais do usuário, mas também reproduz padrões coletivos de comportamento digital, moldando percepções e decisões. Concluímos que o algoritmo atua como mediador nas relações de alteridade no ambiente digital, configurando-se como um dos interlocutores na constituição discursiva do sujeito contemporâneo.

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Referências

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Publicado

22-12-2025

Como Citar

DE MELO PEREIRA, Márcia Helena; BONFIM, Amanda; SILVA, Maria Fernanda; MORENO BOTELHO PEREIRA, Caroline. MEDIAÇÃO ALGORÍTMICA E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO: UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE O YOUTUBE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK13, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42047. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42047. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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