EL LA IMPORTANCIA DE LA ATENCIÓN EDUCATIVA ESPECIALIZADA EN ARTICULACIÓN CON LA EDUCACIÓN COMÚN PARA LA INCLUSIÓN DE UN ESTUDIANTE CON SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42032Palabras clave:
educaciónResumen
This article aims to reflect on collaborative teaching practices developed between the teacher of Specialized Educational Assistance (SEA) and the regular classroom teacher, in partnership with a student with Intellectual Disability – Down Syndrome, enrolled in the 3rd grade of a public elementary school in Natal, Brazil. The qualitative research (Minayo, 2015) was conducted from the perspective of collaborative action research, involving joint planning, implementation, and reflection on the pedagogical strategies used. Based on Vygotsky’s (1991; 2022) cultural-historical theory, the study understands learning as a socially mediated process in which interaction among individuals enhances the development of higher psychological functions.
Collaborative teaching, according to Santos and Costa (2020), is a partnership between regular and special education teachers who share responsibilities for teaching and learning, fostering inclusion. The process included classroom and school-space observations, field notes, and photographic records. The results show that the collaborative action between SEA and regular teaching promoted advances in communication, participation, and autonomy of the student with Down Syndrome, as well as strengthened inclusive practices shared among teachers. SEA proved to be an essential service for identifying barriers and coordinating inclusive strategies with the regular teacher, contributing to a more accessible school environment where all students can fully develop their potential.
Descargas
Citas
ALONSO, M.; BERMEJO, B. Atraso Mental. Nova Iorque: McGrawHill, 2001.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 19 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm Acesso em 19 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 19 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 18 fev. 2023.
DÉA, Vanessa Helena Santana Dalla e. DUARTE, Edison. Síndrome de Down: Informações, caminhos e histórias de amor. São Paulo: Phorte,. 2009.
GOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p.
MACHADO, Andréa Carla; ALMEIDA, Maria Amélia. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 27, n. 84, p. 344-351, 2010.
Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 30 out. 2023.
MENEZES, E. C. P.; CANABARRO, R. C.C.; M. A. MUNHOZ, 2014). Deficiência
intelectual. In: SILUK, A. C. P. Atendimento Educacional Especializado:
Contribuições para a prática pedagógica. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa educacional. IN: DESLANDES, Suely Ferreira; MINAYO, Maria Cacília de Souza (orgs). 34. ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2015.
OLIVEIRA, Adriana Cristina de; SILVA, Bruna Alves. A importância de jogos e brincadeiras na alfabetização de crianças de 6 anos. Monografia- Faculdade Calafiore. São Sebastião do Paraíso – MG, p. 90. 2014
PROENÇA, Sirlei de; FOLTRAN, Elenice Parise. Comunicação Aumentativa e Alternativa no apoio à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista: um estudo de revisão. Revista Educação Inclusiva – REIN, edição contínua, v. 10, n. 1, 2025, p. 47–59. ISSN 2594-7990. Disponível em: https://revistaeducacaoinclusiva.ufv.br. Acesso: 26 jan.2025.
PADILHA, Anna Maria Lunardi. Desenvolvimento psíquico e elaboração conceitual por alunos com deficiência intelectual na educação escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 1, p. 9–20, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100002.
RUPPEL, Cristiane; HANSEL, Ana Flávia; RIBEIRO, Mariane. “Vygotsky e a Defectologia”. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 8, n. 1, p. 11–24, jan./jun. 2021. DOI: 10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p11-24
SANTOS, Camila Elidia Messias dos; COSTA, Lorinisa Knaak da. O Que É Ensino
Colaborativo? Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.4, p..779-778, out.-dez., 2020.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/36DnQgy4bGSQQYdymBGSK9N/?format=html&lang=pt. Acesso: 26 jun.2022.
SHUMWAY – COOK, A. ; WOOLACOTT, M. Motor Control: Theory and Practical Aplications. Williams & Wilkins, 1995
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 443–466, 2005. DOI: 10.1590/S1517-97022005000300009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27989. Acesso em: 13 fev. 2025.
VALENTIM, Silvia; FUGIER, Pascal. A pesquisa-ação colaborativa: uma perspectiva para o trabalho educativo especializado na proteção da infância.
Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 27, Dossiê: Pesquisa com bebês e crianças/Artigos, e-48508, 2025.
Disponível em:
https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/48508
VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes; FARIA, Paula Maria Ferreira de; CAMARGO, Denise de. O desafio da inclusão na escola contemporânea: possibilidades sob a perspectiva histórico-cultural. In: DIAS, Maria Sara de Lima (org.). Lev Vygotsky: teoria e prática da perspectiva histórico-cultural. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. p. 65–87. Disponível em: http://www.editorafi.org. Acesso em: 6 nov. 2025.
DOI: 10.22350/9786559172528.
VIANA, Flávia Roldan. Análise do desenvolvimento do processo de autorregulação por alunos com deficiência intelectual: implicações dos princípios de mediação de Feuerstein na intervenção pedagógica tutorada.2016. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Ceará. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21777 Acesso em: 10 jun. 2023.
VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo
para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. In:
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, jan./abr. 2014, p. 139-
151. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dBz3F9PJFfswJXFzn3NNxTC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: nov. 2020.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em:
https://oportuguesdobrasil.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/02/a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: 13 fev. 2025.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Fundamentos da defectologia. Tradução de Maria del Carmen Ponce Fernández. Cascavel: Edunioeste, 2022.
Descargas
Publicado
Versiones
- 23-11-2025 (2)
- 23-11-2025 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 MICARLA NUNES DE ABREU, Linda Carter Souza da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)