EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE
ANÁLISE DO PAPEL DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID37402Palavras-chave:
redes sociais digitais, mídias sociais, educação remota emergencial, educação básicaResumo
O avanço da internet aliado a constante evolução da Indústria de produtos de ponta, permitiu a implementação de novos meios de interações sociais em rede, chamadas de redes digitais. E, a pandemia da Covid-19 intensificou o uso das mesmas, nesse período se fez necessário a educação remota emergencial, utilizando essas mídias sociais como ferramentas educacionais. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade de uso das mídias sociais, em especial as redes sociais digitais, no processo ensino-aprendizagem do ensino básico. Assim, esta pesquisa configurasse como um estudo de caso institucional, aonde objeto de análise foram as experiências de alunos do ensino médio integrado do IFPA, campus Abaetetuba. Entre os resultados, conseguiu-se verificar que o público alvo apresenta um alto nível de acesso à internet, aos equipamentos tecnológicos digitais e às redes virtuais. E a educação online com suporte das mídias sociais, se tornou uma solução mais célere e abrangente, contribuindo para diminuir os prejuízos educacionais da paralização das aulas presenciais. Contudo, principalmente as deficiências na democratização do acesso aos meios digitais, foi o que comprometeu a qualidade e a validação da educação remota emergencial. Assim, as instituições escolares e o sistema educacional, devem aproveitar a experiência das conquistas e falhas do uso das mídias sociais na educação para melhor implementar e desenvolver as potencialidades da educação básica online ou hibrida.
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