A CAVERNA COMO IMAGEM DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2026v26n1ID42959

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, desordem, caverna digital

Resumo

O presente trabalho analisa o problema da educação em Platão, no que compreende seu aspecto ético-político e pedagógico a partir da Alegoria da Caverna, Livro VII, d’A República. Para tanto, realizou-se uma leitura que visou articular os elementos ético-morais do mito com os desafios da atualidade no campo da formação humana. Desse modo, o objetivo foi aproximar a caverna platônica à “caverna” hodierna. Concluiu-se que, à semelhança dos prisioneiros da alegoria, a sociedade contemporânea está acorrentada pelos grilhões de um sistema de ensino reduzido ao dado econômico e pelas sombras do mundo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COÊLHO, Ildeu Moreira; FURTADO, Rita Márcia Magalhães. Universidade, Cultura, Saber e Formação. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

FONSECA, M. J. A paideia grega revisitada. Millenium, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 7-29, 1998

Górgias. Trad. Jaime Bruna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

HADOT, Pierre. A filosofia como maneira de viver: entrevistas de Jeannie Carlier e Arnold I. Davidson. 1. ed. São Paulo: É Realizações, 2016.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.

HADOT, Pierre. O que é a Filosofia Antiga? 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

HAN, Byung-Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Tradução de Gabriel S. Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

JAEGER, Werner. Paidéia: A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LEMKBKE, Anna. Nação dopamina: por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar. 1. ed. São Paulo: Vestígio, 2022.

LINN, Susan. Quem educa nossas crianças? como evitar que as novas tecnologias roubem a infância e tornem nossos filhos consumistas. São Paulo: Vestígio, 2024.

NEWMAN, Johan Henry. A ideia de uma universidade. Campinas: Ecclesiae, 2020.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

PAVIANI, Jayme. Platão & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PLATÃO. A República. Tradução de Daniel Rossi Nunes Lopes. São Paulo: Perspectiva, 2014.

REALE, Giovanni. História da filosofia grega e romana, vol. III: Platão. 2ª ed. São Paulo: Edições, 2014.

REALE, Giovanni. O Saber dos Antigos: terapia para os tempos atuais. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

REALE, Giovanni. Salvar a escola na era digital. Barueri: Ideias & Letras, 2015.

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2012.

SCOLNICOV, Samuel. Platão e o Problema Educacional. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

SOROKIN, Pitirim A. A revolução sexual americana. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Agir, 1961.

TEIXEIRA, Evilázio F. Borges. A educação do homem segundo Platão. São Paulo: Paulus, 1999.

TRABATTONI, Franco. Platão. São Paulo: Annablume, 2010

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia VIII: Platônica. São Paulo: Loyola, 2011.

WILSON, Gary. Tu Cerebro Porfificado: neurobiología de la recompensa. Espanhol: Commonwealh Publishing, 2024.

Downloads

Publicado

10-04-2026

Como Citar

SILVA, Daniel Henrique da Silva Pereira; DIAS , André Dias Martins. A CAVERNA COMO IMAGEM DA EDUCAÇÃO . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. AI10, 2026. DOI: 10.21680/1984-3879.2026v26n1ID42959. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42959. Acesso em: 10 abr. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.