A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ARTICULAÇÃO COM O ENSINO COMUM NA INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42032Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre práticas docentes colaborativas desenvolvidas entre a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a professora da sala de aula comum, em parceria com um estudante com Deficiência Intelectual – Síndrome de Down, matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Natal/RN. A pesquisa, de abordagem qualitativa (Minayo, 2015), foi conduzida na perspectiva da pesquisa-ação colaborativa, envolvendo o planejamento, a implementação e a reflexão conjunta sobre as estratégias pedagógicas utilizadas. Fundamentado na teoria histórico-cultural de Vigotski (1991; 2022), o estudo compreende a aprendizagem como um processo socialmente mediado, no qual a interação entre os sujeitos potencializa o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
O ensino colaborativo, conforme Santos e Costa (2020), constitui uma parceria entre professores da educação comum e da educação especial, que compartilham responsabilidades pelo ensino e pela aprendizagem de todos os estudantes, favorecendo a inclusão. O processo envolveu observações em sala de aula e outros espaços escolares, anotações em diário de bordo e registros fotográficos. Os resultados evidenciam que a ação colaborativa entre o AEE e o ensino comum promoveu avanços na comunicação, na participação e na autonomia do estudante com Síndrome de Down, além de favorecer a construção de práticas inclusivas compartilhadas entre as docentes. O AEE revelou-se um serviço fundamental para identificar barreiras e articular estratégias inclusivas com o professor da sala comum, contribuindo para um ambiente escolar mais acessível, onde todos os estudantes possam desenvolver plenamente suas potencialidades.
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