EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE

ANÁLISE DO PAPEL DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID37402

Palavras-chave:

redes sociais digitais, mídias sociais, educação remota emergencial, educação básica

Resumo

O avanço da internet aliado a constante evolução da Indústria de produtos de ponta, permitiu a implementação de novos meios de interações sociais em rede, chamadas de redes digitais. E, a pandemia da Covid-19 intensificou o uso das mesmas, nesse período se fez necessário a educação remota emergencial, utilizando essas mídias sociais como ferramentas educacionais. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade de uso das mídias sociais, em especial as redes sociais digitais, no processo ensino-aprendizagem do ensino básico. Assim, esta pesquisa configurasse como um estudo de caso institucional, aonde objeto de análise foram as experiências de alunos do ensino médio integrado do IFPA, campus Abaetetuba. Entre os resultados, conseguiu-se verificar que o público alvo apresenta um alto nível de acesso à internet, aos equipamentos tecnológicos digitais e às redes virtuais. E a educação online com suporte das mídias sociais, se tornou uma solução mais célere e abrangente, contribuindo para diminuir os prejuízos educacionais da paralização das aulas presenciais. Contudo, principalmente as deficiências na democratização do acesso aos meios digitais, foi o que comprometeu a qualidade e a validação da educação remota emergencial. Assim, as instituições escolares e o sistema educacional, devem aproveitar a experiência das conquistas e falhas do uso das mídias sociais na educação para melhor implementar e desenvolver as potencialidades da educação básica online ou hibrida.

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Biografia do Autor

ADINELSON MACHADO SILVA, IFPA

Graduado em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela UEPA - Universidade do Estado do Pará (05/2020). Pedagogo pela Universidade Cruzeiro do Sul - 08/2022. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas a Educação pelo IFPA - Instituto Federal do Pará (12/2023). Técnico em Informática pelo IFPA - Instituto Federal do Pará (09/2022).  Técnico em Meio Ambiente pelo IFPA - Instituto Federal do Pará. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE) pela Universidade do Estado do Pará (UFPA)

MÁRCIO VALERIO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Mestrado em Cidades: Territórios e Identidades pelo programa PPGCITI da UFPA Campus Abaetetuba em (Set/2022). Possuo Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela UNAMA - Universidade da Amazônia (Jan/2004), e Licenciatura Plena em Ensino Profissionalizante, e ênfase em Informática pela UNISUL - Universidade de Santa Catarina. Especialista em Análise, Gerência e Projeto de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia do Amapá - CETE. Cursou os componentes curriculares do Programa de Mestrado Scrito Sensu em Engenharia de Informática com ênfase em Sistemas de Informação e Multimídia pela Universidade Fernando Pessoa na cidade do Porto em Portugal. Já trabalhou como Professor Auxiliar I da FABRAN - Faculdade Brasil Norte, antigo Instituto de Ensino e Cultura do Amapá. Já trabalhou como Instrutor II no SENAI-AP, Serviço nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, além de Professor do Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, campus Abaetetuba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Administração com ênfase em Sistemas de Informação como professor, nas áreas de Arquitetura de Sistemas de Computação, Tecnologia de Informação e Curso Técnico de Informática atuando principalmente no seguinte tema: Analise de Sistemas e Banco de Dados. Nos cursos Técnicos, Superiores e na Educação de Jovens e Adultos tanto como professor e coordenação de curso e pedagógica

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Publicado

27-10-2025 — Atualizado em 30-10-2025

Versões

Como Citar

MACHADO SILVA, ADINELSON; DE OLIVEIRA FAVACHO, MÁRCIO VALERIO. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DO PAPEL DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NO ENSINO BÁSICO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. EE01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID37402. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37402. Acesso em: 23 dez. 2025.

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