DO MITO À RESISTÊNCIA

O ÄTTESTUPA E A CRÍTICA CULTURAL EM NORSEMEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40622

Palavras-chave:

Norsemen, ättestupa, discurso, Bakhtin, paródia, envelhecimento, carnavalização

Resumo

Este artigo apresenta um recorte analítico da dissertação de mestrado em desenvolvimento, cujo corpus é a série Norsemen. O objetivo é analisar a cena do episódio 1 da primeira temporada, em que se encena o ritual do ättestupa, a fim de compreender como o humor paródico e a carnavalização operam na subversão de discursos normativos relacionados à honra, ao envelhecimento e ao sacrifício coletivo. A metodologia adotada é qualitativa e interpretativista, com base na Análise Dialógica do Discurso (ADD), conforme os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e do Círculo que o acompanha. A análise da cena mostra uma tensão entre a voz tradicional que valoriza o sacrifício como honra e vozes dissidentes que recusam essa lógica, ressignificando o mito à luz da resistência individual. Através do riso, da ironia e da quebra de expectativas, a série desconstrói o ättestupa como símbolo de virtude e o reposiciona como alegoria da opressão social e do controle sobre os corpos envelhecidos. Concluímos que Norsemen transforma o trágico em grotesco, abrindo espaço para uma crítica contemporânea à marginalização dos idosos e à lógica utilitarista que associa valor à produtividade. Assim, o humor da série traz à tona uma estratégia discursiva que visa questionar mitos fundadores e propor novas leituras sobre tradição, memória e exclusão.

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Biografia do Autor

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como Professor Doutor Associado no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas, iv) Teoria Dialógica da Linguagem. fabiohispanista@gmail.com

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

SOUSA , Déborah Letícia Ferreira de; SOUZA, Fábio Marques de. DO MITO À RESISTÊNCIA: O ÄTTESTUPA E A CRÍTICA CULTURAL EM NORSEMEN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. FI03, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40622. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40622. Acesso em: 23 dez. 2025.

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