O METAVERSO COMO ESPAÇO DIALÓGICO
A INTERAÇÃO EM MÚLTIPLAS REALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41972Palavras-chave:
dialogismo, Mesh, metaverso, polifonia, RobloxResumo
O avanço das tecnologias digitais vem trazendo o conceito de Metaverso para o centro das transformações comunicacionais, mesclando o físico e o digital. Esses espaços virtuais promovem interações diversas, manifestando múltiplas vozes e pontos de vista em um cenário que supera os limites do material, em um evidente avanço em relação ao corpus de pesquisa que o Círculo de Bakhtin e outros grupos de estudo sobre o dialogismo possuíam nas últimas décadas. Diante disso, este artigo se propõe a analisar a relação entre o metaverso e a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) do Círculo de Bakhtin, buscando responder à seguinte pergunta: de que maneira o conceito de metaverso pode refletir os princípios da TDL? O objetivo principal deste artigo é verificar como as plataformas Microsoft Mesh e Roblox retratam o dialogismo e a polifonia. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com base em um levantamento comparativo das características dialógicas das plataformas, entendendo o metaverso como um ecossistema polifônico. Utilizamos como base teórica Bakhtin (2003, 2008 e 2016), Faraco (2008) e Volóchinov (2018). Em nossas análises, Mesh exemplificou a construção coletiva de enunciados em ambientes de co-presença virtual, enquanto Roblox evidenciou a multiplicidade de vozes em interações que alternam entre a formalidade e a ludicidade. Sob a ótica bakhtiniana, foi possível compreender as plataformas analisadas como espaços ricos para a construção de sentidos, confirmando a pertinência do dialogismo e da polifonia como ferramentas interpretativas para as interações virtuais.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos chave. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MICROSOFT. Microsoft Mesh: Overview. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/mesh/overview. Acesso em: 31 nov. 2025.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Ribeiro de Morais, Maria Ariane Santos Amaro da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)