O METAVERSO COMO ESPAÇO DIALÓGICO

A INTERAÇÃO EM MÚLTIPLAS REALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41972

Palavras-chave:

dialogismo, Mesh, metaverso, polifonia, Roblox

Resumo

O avanço das tecnologias digitais vem trazendo o conceito de Metaverso para o centro das transformações comunicacionais, mesclando o físico e o digital. Esses espaços virtuais promovem interações diversas, manifestando múltiplas vozes e pontos de vista em um cenário que supera os limites do material, em um evidente avanço em relação ao corpus de pesquisa que o Círculo de Bakhtin e outros grupos de estudo sobre o dialogismo possuíam nas últimas décadas. Diante disso, este artigo se propõe a analisar a relação entre o metaverso e a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) do Círculo de Bakhtin, buscando responder à seguinte pergunta: de que maneira o conceito de metaverso pode refletir os princípios da TDL? O objetivo principal deste artigo é verificar como as plataformas Microsoft Mesh e Roblox retratam o dialogismo e a polifonia. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com base em um levantamento comparativo das características dialógicas das plataformas, entendendo o metaverso como um ecossistema polifônico. Utilizamos como base teórica Bakhtin (2003, 2008 e 2016), Faraco (2008) e Volóchinov (2018). Em nossas análises, Mesh exemplificou a construção coletiva de enunciados em ambientes de co-presença virtual, enquanto Roblox evidenciou a multiplicidade de vozes em interações que alternam entre a formalidade e a ludicidade. Sob a ótica bakhtiniana, foi possível compreender as plataformas analisadas como espaços ricos para a construção de sentidos, confirmando a pertinência do dialogismo e da polifonia como ferramentas interpretativas para as interações virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestra e doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela UFCG. Dedica-se à pesquisa em linguagem, discursos acadêmicos e mediações digitais, com foco em leitura, escrita, letramentos digitais e produção de conhecimento em ambientes de interação online, especialmente redes sociais como o TikTok. Áreas de interesse: Escrita Acadêmica e Gêneros Textuais; Letramentos Digitais; Educação e Tecnologias Digitais; Cultura Digital e Mídias Sociais; Estudos do Discurso e Teoria da Linguagem.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos chave. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.

MICROSOFT. Microsoft Mesh: Overview. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/mesh/overview. Acesso em: 31 nov. 2025.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

RIBEIRO DE MORAIS, Lucas; SANTOS AMARO DA SILVA, Maria Ariane. O METAVERSO COMO ESPAÇO DIALÓGICO: A INTERAÇÃO EM MÚLTIPLAS REALIDADES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK05, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41972. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41972. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.