O Orientações para o ensino de língua inglesa em manual didático docente do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41973

Palavras-chave:

Manual Didático de LI; Inglês como Língua Franca; BNCC-EM.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é investigar concepções de ensino de línguas presentes em manual didático docente do Ensino Médio – EM, conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio (doravante – BNCC-EM. Os objetivos específicos que procura responder a estas questões são: a) analisar qual é a visão de ensino de línguas predominante no manual didático (língua adicional, segunda língua ou língua franca), b) Discutir novos paradigmas comunicativos do ensino de LI com base na BNCC ao requerer uma política de redefinições nas escolas públicas brasileiras. O corpus é o capítulo três do manual didático de LI-EM (A formação em diálogo) publicado em 2021. Os resultados apresentados embasam o capítulo três do manual didático compreende que a concepção da ILF rompe com o ensino que acredita numa percepção da LI correta e tradicional baseada nos países hegemônicos, ao contrário, da compreensão da língua como fenômeno social (geo)político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ana Beatriz e PORFIRIO, Lucielen. Corpus para pesquisas em inglês como língua franca (ILF): onde estamos e para onde vamos. Revista Estudos Linguísticos e Literários, Nº 67, JUL-DEZ/ Salvador – BA, 2020, pp. 588-613.

https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38295/24362

Acesso em março de 2023

ANIECEVSKI, Matheus e PASSONI, Taisa Pinetti. O novo Ensino Médio e a Lingua Inglesa: Uma análise sobre o ensino de oralidade em material didático sob a perspectiva do inglês como língua franca. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalvesv. 6, n. 2, p. 30-49, nov. 2021.

https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5355/3010

Acesso outubro de 2025

ARAÚJO, Jéssica Martins de. e FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais de gênero em livros didáticos de língua inglesa sob um viés do inglês como língua franca. Revista BELT Brasilian English Language Teaching jornal. Porto Alegre, January-June 2018, v. 9, n. 1, p. 74-90.

https://doaj.org/article/31b56886020d4b5a939f2bccea7771cf

Acesso em março de 2023

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, [1952-1953], 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 3ª versão. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2022.

CÂNDIDO, Jucileide Maria Oliveira e XAVIER, Manassés Morais. A cultura digital no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica. Revista Verbum, (ISSN 2316-3267), v. 11, n. 1, p.271-290, mai. 2022

https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/57458

Acesso outubro de 2025

CARMAGNANI, Anna Maria G. Por uma abordagem alternativa para o ensino de leitura: a utilização do jornal na sala de aula. In: CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas-SP: Pontes, 1995. p. 123-133.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas-SP: Pontes, 1995. p. 13-133.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. A aula de leitura: um jogo de ilusões: In: CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas-SP: Pontes, 1995. p. 27-35.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro-RJ: Editora Paz e Terra, 1987.

FRIDRICH, Patrícia. e MATSUDA, Aya. When five words are not enough: A conceptual ans terminological discussion of english as a Lingua Franca. Routledge Taylor & Francis Group. Internacional Multilingual Research Journal, 4, 20-30, 2010.

https://www.researchgate.net/profile/Aya-Matsuda-2/publication/233047254_When_Five_Words_Are_Not_Enough_A_Conceptual_and_Terminological_Discussion_of_English_as_a_Lingua_Franca/links/56ec9ff008ae4b8b5e

Acesso em março de 2023

GIMENEZ, Telma. Renomeando o inglês e formando professores de uma língua global. Revista Estudos Linguísticos e Literários. Nº 52, ago-dez|2015, Salvador: BA, p. 73-93

https://www.researchgate.net/publication/291342674_RENOMEANDO_O_INGLES_E_FORMANDO_PROFESSORES_DE_UMA_LINGUA_GLOBAL_RENAMING_ENGLISH_AND_EDUCATING_TEACHERS_OF_A_GLOBAL_LANGUAGE

Acesso em março de 2023

HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques o que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2023.

JORDÃO, Clarissa Menezes. ILA - ILF - ILE - ILG: quem dá conta? EAL - ELF - EFL - EGL: same difference? RBLA: Belo Horizonte, v. 14, n.1, p. 13-40, 2014.

https://www.scielo.br/j/rbla/a/VBC45fDYvxV5BXwvmLVDh4m/?format=html&lang=pt

Acesso em janeiro de 2023

LACOSTE, Yves. Por uma abordagem geopolítica da difusão do inglês. In: LACOSTE, Yves. e RAJAGOPALAN, Kanavillil. [Org.]. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

LACOSTE, Yves. e RAJAGOPALAN, Kanavillil. [Org.]. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e memória 11º volume Memória. Lisboa – Portugal: Edições 70, 1982.

MEGALE, Antonieta. e MAGALHÃES, Simone Alves. A Formação em Diálogo. Livro de Formação Continuada. Campo de saber: Língua Inglesa, Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias. São Paulo: Editora Richmond, 1 ed., 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. et al. Pesquisa Social teoria, método e criatividade. 21ª ed. Petropólis: Editora Vozes, 2002.

MIRANDA, Fernanda Cássia e RODRIGUES, Giancarlo Moreira. A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas. Claraboia, Jacarezinho – SP, n. 02/02, p. 42-52, jul/dez, 2015.

https://xjournals.com/collections/articles/Article?qt=ddXKp8T7jxlLr5v7YGBP/TUvj4FVAEMxrbw7lp9wr9U/hkoXenmTjSzD7pE9AwYxcbYJsKHDWny

Acesso janeiro de 2023

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Pesquisa, projeto, geração de dados e divulgação. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2024.

RAMOS, Kesley Vieira. e ALVARENGA, Márcia Soares de. O ensino de inglês na base nacional comum curricular: embates entre língua franca e língua de fronteira. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n.3, 2020.

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1937

Acesso em março de 2023

SALLES, Michele Ribeiro e GIMENEZ, Telma. Ensino de inglês como língua franca: uma reflexão. Belt Journal. Porto Alegre, v. 1, nº 1, janeiro/julho, 2010, p. 26-33.

https://revistaseletronicas.pucrs.br/belt/article/view/7267/5233

Acesso em março de 2023

SATO, Sidney Kazuyuki. et al. O ensino de inglês como língua franca e o papel do livro didático. Revista Educação e Linguagens. Campo Mourão, v. 12, n. 24, jul./dez., 2023.

https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/7942

Acesso em março de 2023

SCHIRMANN, Andreia Luísa. Análise crítica de livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio: Que orientações de letramentos emergem desses textos? Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – RS, 2024.

SILVA, Flávia Matias. O ensino de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: caminhos e desafios. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(58.1): 158-176, jan./abr. 2019.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8654189

Acesso em janeiro de 2023

SILVA, Maria Dnalda Pereira. Cultura digital, educação e juventudes. A BNCC do Ensino Médio em foco. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino na Universidade Federal de Campina Grande – PB. 2022.

https://posle.ufcg.edu.br/index.php?title=Disserta%C3%A7%C3%B5es

Acesso em setembro de 2022

SOUZA, Deusa Maria de. E o livro “não anda”, Professor? CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas-SP: Pontes, 1995. p. 13-133.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil por uma política prudente e prepositiva. In: LACOSTE, Yves. e RAJAGOPALAN, Kanavillil. [Org.]. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, [1929], 2018.

XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

MARQUES, Maria Valéria Siqueira Marques; XAVIER, Manassés Morais. O Orientações para o ensino de língua inglesa em manual didático docente do Ensino Médio . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK17, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41973. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41973. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.