ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BNCC

REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42155

Palavras-chave:

Análise Linguística/Semiótica, BNCC – Língua Portuguesa, Ensino Médio, Gêneros Discursivos

Resumo

O presente estudo, fundamentado na Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) e nas contribuições do Círculo de Bakhtin, analisa o desenvolvimento do eixo Análise Linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Compreendendo a linguagem como fenômeno social, ideológico e vivo, entende-se a AL/S como prática que supera abordagens fragmentadas e toma o enunciado como unidade central, promovendo criticidade no uso da linguagem. A pesquisa orienta-se pela questão: qual conceito de prática de AL/S é preconizado pela BNCC de Língua Portuguesa do Ensino Médio? Seu objetivo é identificar como esse documento oficial define tal eixo. Adota-se uma metodologia qualitativa, de natureza documental, com análise descritivo-interpretativa de excertos da BNCC. Os resultados indicam que o documento sustenta uma perspectiva enunciativo-discursiva, valorizando o texto, a participação ativa do estudante e a construção de sentidos em contextos sócio-históricos. Conclui-se que a BNCC integra coerentemente a abordagem dialógica ao eixo da AL/S, articulando teoria, prática e reflexão crítica na formação linguística do aluno.

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Biografia do Autor

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Enunciações e Responsividades (LER/UFCG); Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG); e O Círculo de Bakhtin em Diálogo (CNPq/UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin e o Círculo) e da Comunicação Midiática. Tem interesse por temas como ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, interações discursivas, gêneros do discurso, vivências educomunicativas e educação midiática no combate à desinformação. E-mail: manasses.morais@professor.ufcg.edu.br

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Publicado

25-12-2025

Como Citar

SILVA ANDRADE, Breno; XAVIER, Manassés Morais. ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BNCC: REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK26, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42155. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42155. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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