TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PERSONALIDADE

UMA REFLEXÃO CRÍTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37201

Keywords:

desenvolvimento tecnológico, problemas sociais, filosofia da educação, desenvolvimento da personalidade

Abstract

This article investigates the complex relationship between culture and civilisation, highlighting that material progress does not follow a linear trajectory and may, in fact, carry the risk of descending into forms of barbarism. The study analyses the origins and implications of this concept, emphasising its influence on personality formation within different social contexts. This understanding underpins the development of a critical and conscious education that considers both the potentialities and contradictions of the current historical and social landscape. Additionally, the article presents approaches to confronting the authoritarianism present in contemporary society, encouraging critical reflection on the Ideology of Technological Rationality, as well as the intersections between science, technology, and culture. This analysis proposes a broad awareness that seeks to stimulate independent thinking and resistance to forms of domination, contributing to a fairer and more equitable society.

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Author Biographies

Erika Giacometti Rocha Berribili, UFSCar

Doutora em Educação na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2020. Completou estágio doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 2019. Especialização em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2023. Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar, 2015. Graduação em Letras-Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduada em Pedagogia. Pedagogia em andamento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Integrante do Grupo de Teoria Crítica e Educação da UFSCar. Professora colaboradora pelo Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (PIDICT) no Curso de Especialização Edutec-SEaD/UFSCar.

Luiz Roberto Gomes, UFSCar

É pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e formação ético-política" (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto de Pesquisa "O que significa educar hoje?" pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior, na Educação Básica e em EAD; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: "teoria crítica, política e formação", "a reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva" e "Ensino Remoto em tempos de computação ubíqua" (Fapesp/ONU). (Fonte: Currículo Lattes)

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Published

02-10-2025

How to Cite

BERRIBILI, Erika Giacometti Rocha; ROBERTO GOMES, Luiz. TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PERSONALIDADE: UMA REFLEXÃO CRÍTICA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM15, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37201. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37201. Acesso em: 25 dec. 2025.

Issue

Section

Interface Mental Health and Education: Weaving Interdisciplinary Knowledge

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