RESPONSABILIDADE DA CAIXA ESCOLAR NA GESTÃO DA UNIDADE PÚBLICA DE ENSINO PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-310X.2025v18n1ID37275Resumo
O artigo aborda a atuação da Caixa Escolar na gestão das unidades públicas de ensino, enquanto mecanismo para efetivação do direito à educação. Dado o modelo de autogestão, com intermediação de uma pessoa jurídica de direito privado, surgem questionamentos acerca da divisão da responsabilidade entre o ente federado e a Caixa Escolar. Diante disso, o estudo tem o objetivo de avaliar a responsabilidade das duas entidades pelas dívidas decorrentes da execução do programa, estabelecendo se o regime é de responsabilidade direta, responsabilidade subsidiária ou responsabilidade solidária. O estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, além de um estudo de caso sobre a Caixa Escolar Câmara Cascudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não- comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.