ESCOLA COMO ESPAÇO DE EXCLUSÃO E A AUSÊNCIA DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2026v26n1ID42519

Palabras clave:

Exclusão escolar, Organização do espaço escolar, Classe de transição

Resumen

O presente artigo aborda a cultura organizacional escolar e a relação de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com a escola e o saber, especificamente de uma instituição da rede municipal de Natal, Rio Grande do Norte. Buscou-se identificar como as representações dos estudantes repercutem na sua mobilização para o aprendizado em um ambiente marcado por silenciamento e exclusão. Buscou-se analisar as representações de alunos de 6º e 7º anos sobre a escola e o saber, focando na compreensão de como a dinâmica institucional influencia a atividade intelectual e a construção de identidades desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou pesquisa bibliográfica e análise de dados coletados. Foram aplicados 113 questionários e realizadas 93 entrevistas semiestruturadas com alunos. Os dados foram examinados sob a luz dos pressupostos metodológicos de Bernard Charlot e Roger Chartier. Constatou-se que embora valorizem a sociabilidade e os laços de amizade, os estudantes vivenciam sentimentos de tristeza e inadequação devido a práticas de violência. Conclui-se que a ausência de uma cultura organizacional que promova a mediação de conflitos e o pertencimento transforma a escola em um agente de exclusão, onde o saber teórico muitas vezes perde o sentido diante de uma realidade institucional fragmentada e apática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 

Andrielly Karolina Duarte Braz de Freitas, Secretaria Municipal de Educação do Município de Natal - SME

Licenciada e Bacharel em História, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Citas

ANTUNES, Celso. Professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ARROYO, Miguel. G. Quando a violência infanto‑juvenil indaga a pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 787‑807, 2007.

CHARLOT, Bernard. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva. Florianópolis,v.20, numero especial, p. 17-34, jul./dez.2002

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

DÉR, Leila C. S; FERRARI, Shirley C. Estágio da puberdade e da adolescência. In: Henri Wallon: psicologia e educação. MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R de. (Org.). São Paulo: Edições Loyola, 2012, p.59-70.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, v.29, n.78, maio/ago. 2009, p. 201-215.

ESCOLA. Projeto Político Pedagógico. Natal: Secretaria Municipal de Educação do Município de Natal-RN, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MENEZES, Maria Cristina. Descrever os documentos - construir o inventário - preservar a cultura material escolar. Dossiê: arquivos, objetos e memórias educativas: práticas de inventário e de museologia. Revista Brasileira de História da Educação, v.11, p.93-116, 2011.

SILVA, Lisandra Oliveira. Os sentidos da escola na atualidade: narrativas de docentes e estudantes da Rede Municipal de Porto Alegre. Tese. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre –RS, 2012.

SPOSITO, Marilia Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p. 87-103, jan./jun, 2001.

VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

Publicado

09-04-2026

Cómo citar

AZEVEDO, Crislane Barbosa; DUARTE BRAZ DE FREITAS, Andrielly Karolina. ESCOLA COMO ESPAÇO DE EXCLUSÃO E A AUSÊNCIA DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 26, n. 1, p. AI08, 2026. DOI: 10.21680/1984-3879.2026v26n1ID42519. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42519. Acesso em: 10 abr. 2026.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.