A INTERAÇÃO DISCURSIVA DE BASE DIALÓGICA
UMA REFLEXÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42276Palavras-chave:
Teoria Dialógica da Linguagem, Interação Discursiva, Enunciado Concreto, Vida VerboideológicaResumo
O que é interação? Como pensar a interação a partir de uma base dialógica? Como pensar a interação sob um viés discursivo? Essas são perguntas que norteiam o presente estudo que parte do seguinte objetivo: situar, do ponto de vista teórico, o conceito de interação para a Teoria Dialógica da Linguagem, do Círculo de Bakhtin. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica focada, sobretudo, em duas frentes: uma que situa a perspectiva dialógica da linguagem e outra que, de forma específica, apresenta o conceito de interação discursiva que ampara o lugar teórico do pensamento bakhtiniano e do Círculo como um todo. Teoricamente, os resultados do estudo empreendido sinalizam que: 1) à compreensão da linguagem como um fenômeno de interação discursiva, isto é, uma prática orientada para o outro, como também, para a vida verboideológica; e 2) ao reconhecimento da concepção de interação como um terreno fecundo para se estudar o exercício de ler e de responder a enunciados filiados aos mais diferentes campos da comunicação discursiva.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016 [1952-1953].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015 [1930].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1919-1974].
BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In.: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2012, p. 61-78.
BRAIT, Beth. Construção coletiva da perspectiva dialógica: história e alcance teórico-metodológico. In.: FIGARO, R. (Org.). Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012, p. 79-98.
BRAIT, Beth. Ironia: em perspectiva polifônica. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.
BRAIT, Beth. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. In: BARROS, D.; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 2004.
DANTAS, Aloísio de Medeiros; XAVIER, Manassés Morais; ROSAS DE ARAÚJO, Patrícia Silva. Os gêneros do discurso: (re)visitando conceitos. In.: SOUZA, Fábio Marques de; CAMARGO JUNIOR, Ivo Di; XAVIER, Manassés Morais Xavier. (Orgs). Dossiê Círculo de Bakhtin: diálogos e aplicações. São Paulo: Mentes Abertas, 2020, p. 09-24.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
ROTTAVA, L. A perspectiva dialógica na construção de sentidos em leitura e escrita. Linguagem & Ensino, Vol. 2, Num. 2, 1999, p. 145-160.
SILVA, Adriana Pucci Penteado de Faria e. Bakhtin. In.: OLIVEIRA, Luciano Amaral. (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola, 2013, p. 45-69.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2009.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Estilística do discurso literário II: a construção do enunciado. In.: VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019 [1930], p. 266-305.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017 [1929].
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In.: ______. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João, 2013 [1926], p. 71-100.
XAVIER, Manassés Morais; ALMEIDA, Maria de Fátima. Redes sociais, linguagem e interação discursiva. In.: XAVIER, Manassés Morais. (Org.). Linguística Contemporânea: estudos sobre discursos, cultura digital e ensino. São Paulo: Mentes Abertas, 2020, p. 183-197.
XAVIER, Manassés Morais. As redes sociais digitais como acontecimentos enunciativos de interações discursivas. São Paulo: Mentes Abertas, 2023.
XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karine Viana Amorim, Manassés Morais Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)