UM OLHAR BAKHTINIANO ACERCA DAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO “TAKE IN ACTION”

O ATO RESPONSÁVEL E RESPONSIVO SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DA MULHER NEGRA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41965

Keywords:

mulher negra, Livro Didático, língua inglesa, Teoria Dialógica da Linguagem.

Abstract

This paper seeks to investigate the extent to which the reading activities in Unit 6 – Women Voices, from the textbook Take Action (Richter and Larré, 2020), aimed at high school students, constitute responsible acts that foster powerful questions that can spark discussions among students regarding the ethnic and racial issues of Black women, aiming to encourage critical reflection on this topic. Based on the theoretical and methodological assumptions of the Dialogic Theory of Language, we analyze the first reading activity of the aforementioned book, encompassing the pre-reading, reading, and post-reading phases. The epistemological framework presents a discussion of the responsible act and the concrete statement, fundamentally based on Sobral (2008), Bakhtin (2017 [1920-1924]), Miotello (2018), and Volóchinov (2019 [1930]; 2021 [1929-1930]); for the study of ethnic-racial issues of Black women and textbooks, we draw on hooks (2013; 2020), Kilomba (2019), Ferreira (2019), Evaristo (2020), Bento (2023), among others. The results point to the authors' concern with providing questions that facilitate critical and reflective discussions on the theme of Black women. Furthermore, we suggest the inclusion of questions that can deepen the discussion of the theme.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rivaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É especialista em Linguística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). É especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É graduado em Letras Inglês (UEPB). É graduado em Letras Português, pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UniFAVENI). 

Telma Sueli Farias Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do curso de Letras Inglês da UEPB Campus I. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) pela UFCG e mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) pela UFPB (2011). É especialista em História da Filosofia pela UFPB (2002), em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (1989) e concluiu a especialização O Círculo de Bakhtin em Diálogo: linguagem, cultura e sociedade pela Faculdade Sudamérica (2025). Tem graduação em Letras Inglês (1996) e em Administração (1986) pela UEPB.

Allan Alfredo Silveira dos Anjos

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG), e Licenciado em Letras Língua Portuguesa pela mesma instituição (UFCG). Possui aperfeiçoamento em Educação para Relações Étnico-raciais.

References

AMORIM, Marília. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma Filosofia do Ato Responsável. ed. 3. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017 [1920-1924].

BENTO, Cida. O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Federal n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília, DF: MEC, 2003.

CAVALLEIRO, Eliane. Educação Anti-Racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: _____. (org.). 6 ed. Racismo e Anti-racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001, p. 141-160.

DELGADO, Richard. Storytelling for Oppositionists and Others: a plea for narrative.

Michigan Law Review Association, v. 87, n. 8, p. 2411-2441, 1989.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus Subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. (orgs.). Escrevivências: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 26-46.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, v. 6, n. 14, jul. – out. 2014, p. 236-263.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades Sociais de Mulheres Negras nos Livros Didáticos de Língua Inglesa do Brasil e de Camarões: interseccionalidades de raça, gênero, classe social e letramento racial crítico. Revista X, Curitiba, vol. 14, n. 4, p. 20-40, 2019.

FERREIRA, Telma Sueli Farias; FACUNDO, Samuel Sérgio Freitas. Letramentos Raciais como Propostas de Mediação Docente e Ato Responsável e Responsivo: por uma educação antirracista. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 3, p. 1-15, set./dez. 2024.

hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WFM Martins, 2013.

hooks, bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias de plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Just What is Critical Race Theory and What´s It Doing in a Nice Field like Education? Qualitative Studies in Education, 1998, vol, 11, n. 1, p. 7-24.

MIOTELLO, Valdemir. Bakhtin e o Lugar da Linguagem na Psicologia. São Carlos: João e Pedro Editores, 2018.

OLIVEIRA, Rafael Domingos. A Nação Contraditada: autobiografias de escravizados e o abolicionismo nos Estados Unidos (século XIX). Almanack, Guarulhos, n. 27, 2021.

PEREIRA, Fernanda Mota. Education and Literature: reflections on social, racial and gender matters. Salvador: EDUFBA, 2019.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. O Livro Didático de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental e Médio: papéis, avaliação e potencialidades. In: DIAS, Reinildes et al. O Livro Didático de Língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 173-198.

RIBEIRO, Djamila. Quem Tem Medo do Feminismo Negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RICHTER, Carla; LARRÉ, Julia. Take Action! São Paulo: Ática, 2020.

SILVA, Rivaldo Ferreira; SOUZA, Fábio Marques. Adaptação de material didático por professores de Inglês em formação inicial: Available designs, designing e redesign. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 30, n. 4, p. 91-119, 2024.

SOBRAL, Adail. Ato/Atividade e Evento. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2008, p. 11-36.

TRUTH, Sojourner Gilbert. E eu não sou uma mulher?: a narrativa de Sojourner Truth. Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2020.

VOLÓCHINOV, Valentin. A Palavra na Vida e a Palavra na Poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019 [1930].

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2021 [1929-1930].

XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em Perspectiva Dialógico-Discursiva: a leitura crítica da mídia como ato. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.

Published

23-11-2025

How to Cite

FERREIRA DA SILVA, Rivaldo; SUELI FARIAS FERREIRA, Telma; ALFREDO SILVEIRA DOS ANJOS, Allan. UM OLHAR BAKHTINIANO ACERCA DAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO “TAKE IN ACTION”: O ATO RESPONSÁVEL E RESPONSIVO SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DA MULHER NEGRA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK06, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41965. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41965. Acesso em: 25 dec. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.