O processo de expansão da educação secundária em Ubatã (1961-1966)
DOI :
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42113Mots-clés :
História da Educação, Escolarização, Políticas Educacionais, Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNGE) em UbatãRésumé
A pesquisa investiga a responsabilidade do Estado brasileiro na organização do ensino entre o século XIX e início do século XX. Objetiva compreender limites e disputas político-educacionais, para a consolidação de um sistema nacional. A metodologia baseou-se em um levantamento bibliográfico e documental, com obras em História da Educação e registros da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNGE) em Ubatã, Bahia. Os resultados revelam que, persistiram desigualdades de gênero, classe e raça e tensões entre a centralização estatal e as iniciativas locais. Conclui-se que a responsabilidade estatal foi atravessada por projetos em disputa que garantiram uma escolarização mais democrática, mas mantiveram ações de exclusão social e desigualdades identitárias.
Téléchargements
Références
Almeida, Cíntia Borges de. Um paíz de poucas lettras?Experiências de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na “Cidade Maravilhosa” (1900-1922). Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro: UERJ, Rio de Janeiro, 2018.
Gondra, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. Cortez Editora, 2008.
Jornal do Brasil. “Educandários do interior baiano…”. Edição nº 00294, 13 dez. 1964. Disponível em: Hemeroteca Digital Brasileira.
Lopes, Antônio Pádua de Carvalho; OLIVEIRA, João Paulo Gama; AVELINO DE FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza. Diálogos sobre o Ensino Secundário: História Comparada dos estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (1942-1961). Cadernos De História Da Educação, 2023, v.22(Contínua), e195, p.01-19.
Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.
Santos, Hanna Caroline de Santana; VASCONCELOS, Joilson. Políticas públicas educacionais e a responsabilidade estatal. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2023, v.9(5), p.2649–2658.
Schueler, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo, 2009, v.13, p.32-55.
Sousa, Francisco Waldílio da Silva; MENDES, Elizânia Sousa do Nascimento. A Formação da Boa sociedade: considerações sobre o ensino secundário no Brasil Imperial (1822-1889). Revista Acadêmica On-line, 2024, v. 10, n. 51, p.01-09.
Taporosky, Barbara Cristina Hanauer; SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. Uma análise da capacidade do Ministério Público para a atuação na política educacional. Educação & Sociedade, 2023, Campinas, v. 44, e268153, p.01-19.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Danilo Morais Lima, Cíntia Borges de Almeida 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)