Memória, Leitura e Movimentos de Sentidos na Formação Universitária
DOI :
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42100Mots-clés :
Leitura, Memória, Sujeito, Universidade, Produção de sentidosRésumé
O estudo investiga a leitura, concebida como prática discursiva atravessada por memórias, afetos e contextos sociais. A pesquisa, fundamentada na Análise de Discurso (Pêcheux) em diálogo com a psicanálise (Lacan), apreende a leitura como gesto simbólico marcado por ideologia, desejo e incompletude. Com entrevistas semiestruturadas, com ênfase na escuta social dos ditos, silêncios e contexto sócio-histórico, organizadas em três eixos: leitura e contexto social, leitura e afetos, leitura e universidade, evidencia-se que o sujeito reinscreve memórias, mobiliza afetos, manifesta o indizível e se desloca na relação com o saber. A experiência leitora aparece como espaço de subjetivação, onde sentidos se reinscrevem, silêncios dialogam com o desejo e trajetórias de significação se constroem.
Téléchargements
Références
Althusser, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Tradução: Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 2022.
Gillot, Pascale. Althusser e a psicanálise. Tradução de Pedro Eduardo Zini Davoglio, Fábio Ramos Barbosa Filho e Marie-Lou Lery-Lachaume. São Paulo: Ideias & Letras, 2018.
Instituto Pró-Livro. Retratos da Leitura no Brasil. 6ª ed. São Paulo, 2024.
Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentac%CC%A7a%CC%83o_Retratos_da_Leitura_2024_13-11_SITE.pdf. Acesso em: 26 maio 2025.
Kantorski, Graziela Dutra. Entre()linhas: representações sociais de leitura na formação do sujeito-leitor. Orientadora, Maria de Lourdes Soares Ornellas. 2024. 216f. Dissertação. (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2025.
Lacan, Jacque. O seminário. Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Leandro-ferreira, Maria Cristina. A trama enfática do sujeito. In: Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2., 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre, RS: UFRGS, 2005. Disponível em: www.discurso.ufrgs.br. Acesso em: 30 ago. 2024.
Lispector, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Lispector, Clarice. A pesca milagrosa. Jornal do Brasil, 1971a. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30356462.pdf. Acesso em: 20 out. 2024.
Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípio e procedimento. Campinas: Pontes, 2009.
Orlandi. Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2000.
Orlandi, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
Orlandi, Eni Puccinelli. As formas do silêncio. Campinas: Ed. UNICAMP, 1992
Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
Ornellas, Maria de Lourdes Soares. Psicanálise & Educação: o que falta em um está no outro? Salvador: EDUFBA, 2019.
Ornellas, Maria de Lourdes Soares. (Entre)vista: a escuta revela. Salvador: EDUFBA, 2011.
Pêcheux, Michel. Leitura e memória: projeto de pesquisa. Tradução de Eni Orlandi. In: PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso. Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi 4. ed. Campinas: Pontes, 2014. p. 141-161.
Eux, pêchmichel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990. [1983].
Saviani, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Graziela Dutra Kantorski, Maria de Lourdes Soares Ornellas 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)