Os Professores primários sobre o escrutínio da administração do ensino

inquéritos administrativos como memória da história da educação

Autores

  • Rejanne do Carmo Ramos Universidade do Estado da Bahia
  • Cinthia Mota Medeiros Silva Universidade Federal do Pará
  • Raurislandia dos Santos Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karla Vitória da Cruz Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42112

Palavras-chave:

inquéritos administrativos, História da educação, Bahia, Disciplina, Moralidade

Resumo

O estudo objetiva investigar as fontes dos inquéritos administrativos instaurados pelo Departamento de Educação da Bahia entre 1935 e 1938. Eles eram mecanismos de controle disciplinar e moral sobre professores primários. A pesquisa, de natureza qualitativa e inserida no campo da História da Educação, utiliza a história social como referencial e analisa documentos do Arquivo Público do Estado da Bahia. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos de Foucault (1994), Damasceno e Pantoja (2020) e Souza (2008). As fontes revelam práticas de vigilância e punição associadas às normas de civismo e moralidade docente. Conclui-se que os inquéritos funcionaram como instrumentos de poder, voltados à padronização de condutas conservadoras e à formação de um ideal de professor.

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Biografia do Autor

Rejanne do Carmo Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Orcid: http://orcid.org/0009-0004-2495-878X

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Brasil, E-mail: rejanner0@gmail.com

Cinthia Mota Medeiros Silva, Universidade Federal do Pará

Orcid:orcid.org/0009-0006-6994-4781 

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, Email: cinthiamedeiros28@gmail.com

Raurislandia dos Santos Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Orcid: http://orcid.org/0009-0000-7248-8154

Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, E-mail: raurislandia2000@gmail.com

Karla Vitória da Cruz Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

https://orcid.org/0009-0001-5807-1210  

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, E-mail: alveskarla2002@gmail.com

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Fragmento do Inquérito utilizado para análise

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Publicado

23-11-2025

Como Citar

Ramos, R. do C., Silva, C. M. M., Pereira, R. dos S., & Alves, K. V. da C. (2025). Os Professores primários sobre o escrutínio da administração do ensino: inquéritos administrativos como memória da história da educação. History of Education in Latin America - HistELA, 8(1), e42112. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42112

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