Os Professores primários sobre o escrutínio da administração do ensino
inquéritos administrativos como memória da história da educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42112Palavras-chave:
inquéritos administrativos, História da educação, Bahia, Disciplina, MoralidadeResumo
O estudo objetiva investigar as fontes dos inquéritos administrativos instaurados pelo Departamento de Educação da Bahia entre 1935 e 1938. Eles eram mecanismos de controle disciplinar e moral sobre professores primários. A pesquisa, de natureza qualitativa e inserida no campo da História da Educação, utiliza a história social como referencial e analisa documentos do Arquivo Público do Estado da Bahia. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos de Foucault (1994), Damasceno e Pantoja (2020) e Souza (2008). As fontes revelam práticas de vigilância e punição associadas às normas de civismo e moralidade docente. Conclui-se que os inquéritos funcionaram como instrumentos de poder, voltados à padronização de condutas conservadoras e à formação de um ideal de professor.
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