ENTRE O COMENTAR E O (DES)INFORMAR
INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NO INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42017Palavras-chave:
Transtorno de Ansiedade Generalizada, Interações discursivas, Desinformação, InstagramResumo
Este estudo tem como objetivo analisar como as interações discursivas em comentários online no Instagram constroem sentidos sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada, evidenciando as tensões entre informação e desinformação na circulação de discursos sobre saúde mental. Inserida no contexto da cultura digital, a pesquisa parte do entendimento de que o Instagram se configura como um espaço de visibilidade emocional e de disputa simbólica, no qual diferentes vozes se cruzam na produção de significados sobre o sofrimento psíquico. A fundamentação teórica ancora-se na perspectiva da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin 2010 [1986]; 2016 [1952/1953]), que compreende o enunciado como resposta situada e valorada, e em autores como Lemos e Di Felice (2014), Primo (2016) e Recuero (2024), que refletem sobre as dinâmicas de circulação, engajamento e (des)informação nas redes sociais digitais. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa e interpretativa, analisando comentários públicos em postagens do psicólogo Alexandre Coimbra e da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, selecionadas pela ampla visibilidade e engajamento. Os resultados apontam que os sentidos sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada emergem de processos de negociação simbólica em que se entrelaçam discursos da ciência, da experiência e do senso comum. Observou-se que o discurso médico especializado, ao ser ressignificado no Instagram, tende a ser simplificado e afetivamente reinterpretado, o que torna tênue a fronteira entre o informar e o desinformar. As interações revelam disputas de autoridade discursiva e mostram que o conhecimento sobre saúde mental é produzido de modo coletivo, permeado por valores, afetos e crenças.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: 34, 2016 [1952/2953].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: teoria do romance Trad. Aurora F. Bernardini et alii. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010 [1934-1935].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João, 2010 [1986].
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
ILLOUZ, Eva. O amor no tempo do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
LEMOS, Ronaldo; DI FELICE, Massimo. A vida em rede. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2014. (Coleção Papirus Debates).
ROCHA, Renan Vieira de Santana. Analisando narrativas na pesquisa qualitativa. Revista Aurora, v. 17, 2024. Disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/15720. Acesso em 5 nov. 2025.
PRIMO, Alex (org.). Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2016. (Coleção Cibercultura).
RECUERO, Raquel. A rede da desinformação: sistemas, estruturas e dinâmicas nas plataformas de mídias sociais. Porto Alegre: Sulina, 2024.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Depressão e outros transtornos mentais comuns: estimativas globais de saúde. Genebra: OMS, 2025. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-disorders. Acesso em: 5 nov. 2025.
WROBEL, Lucas Antonio de Moraes. Redes e representações sociais: a imagem da psicologia no instagram. Trabalhos de Conclusão de Curso - Faculdade Sant’Ana, [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2172. Acesso em: 2 nov. 2025.
XAVIER, Manassés Morais. As redes sociais digitais como acontecimentos enunciativos de interações discursivas. São Paulo: Editora Mentes Abertas, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karine Viana Amorim, Manassés Morais Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)