LA PARADOJA CARTESIANA ENTRE EL ENTENDIMIENTO Y LA VOLUNTAD
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41184Palabras clave:
Descartes; voluntad; libertad; entendimiento; errorResumen
Este ensaio adota uma abordagem analítico-filosófica para investigar o suposto paradoxo cartesiano entre liberdade ilimitada da vontade e os limites finitos do entendimento. Uma análise textual rigorosa das Meditações Metafísicas (2005), em particular a Quarta e dos Princípios de Filosofia (1997), articuladas com as correspondências de René Descartes ao Padre Claude Mesland de 1644 e 1645 e interpretações clássicas e contemporâneas, incluindo as de Lívio Teixeira (1990), Ferdinand Alquié (1969) e Michelle Beyssade (1991), revela que não há contradição. O paradoxo se desfaz ao se entender os diferentes graus de liberdade na filosofia cartesiana. Nesse sentido, a liberdade manifesta-se de quatro maneiras: indiferença negativa (ligada à ignorância), liberdade esclarecida (adesão racional à evidência), indiferença positiva (autodeterminação mesmo com ideias claras) e suspensão do juízo (prudência diante da incerteza). A conclusão mostra que, para Descartes, a vontade, embora una, manifesta-se em graus – e, quando ultrapassa ou segue os limites do entendimento, dá origem ao erro ou a verdade. Tal tensão, longe de ser uma contradição, ajuda a explicar como o ser humano pode ser livre e, ao mesmo tempo, responsável por suas escolhas.
Palavras-chave: Descartes; vontade; liberdade; entendimento; erro.
Descargas
Citas
ALQUIÉ. Ferdinand. A Filosofia de Descartes. editorial Presença, 1969.
BEYSSADE, Michelle. Descartes: Biblioteca Básica de Filosofia. Rio de Janeiro: Edições 70 Ltda, 1991.
BRAGA, L. F.; BRAGA, A. N. .; SILVA ALVES, M. G. da S. A.; SANTOS DA SILVA, S. J. dos .; A. B. DA SILVA JR, C.; BRAGA, A. N. . Tessitura do erro e suas causas entre entendimento e vontade na filosofia de Descartes. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. FI02, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34320. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34320. Acesso em: 30 jun. 2025.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
_________________. Princípios de Filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997.
_________________. Regras para a orientação do espírito. Trad. Maria Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GUENANCIA, Pierre. Descartes. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
TEIXEIRA, Lívio Teixeira. Ensaio sobre a Moral de Descartes. Editora: Brasiliense, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lélio Braga, Aline, Maria Gilvania , Shirsley Joany , Carlos Alberto, Alessandra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)