O boletim Raízes e o papel pedagógico-social do IMOPEC
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42111Palavras-chave:
Boletim Raízes, IMOPEC, Papel pedagógico-socialResumo
O artigo objetiva analisar a produção do boletim Raízes, do Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC), no período de 1992 a 2015, destacando seu papel na preservação da memória, na formação pedagógica e na mobilização social. A metodologia combina análise documental das edições do boletim e reflexão teórico-metodológica a partir das contribuições de Raymond Williams (1979). Identifica-se os principais eixos temáticos abordados pelo Raízes, bem como as estratégias de resistência e articulação social promovidas pelo Instituto. Os resultados evidenciaram que o boletim atuou como instrumento de formação, debate crítico e ampliação da participação cidadã, constituindo-se em registro histórico e referência para estudos sobre educação, história, cultura e mobilização social no Ceará.
Downloads
Referências
Bacellar, Carlos. Fontes Documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed., 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2010.
Berger, Christa. A Comunicação Emergente: Popular e/ou Alternativa no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 1989.
Cassol, Daniel. Brasil de Fato: a imprensa popular alternativa em tempos de crise. 2010. 159 p. Dissertação (Mestrado)- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.
Gonçalves, Adelaide. Raízes, um instrumento de combate. In: Boletim Raízes,/ Instituto da Memória do Povo Cearense. Fortaleza: IMOPEC, n. 34, jan/mar de 2001.
Instituto da Memória do Povo Cearense (Imopec). Raízes: Boletim do Instituto da Memória do Povo Cearense. Fortaleza, n. 34, – jan/mar de 2001.
Instituto da Memória do Povo Cearense (Imopec). Raízes: Boletim do Instituto da Memória do Povo Cearense. Fortaleza, n. 64, – jan/jun de 2015.
Instituto da Memória do Povo Cearense (Imopec). Revista Propostas Alternativas, Fortaleza, n. 17, 2014.
Janotti, Maria de Lourdes. O livro fontes históricas como fonte. In: PINSKY,Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed., 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2010.
Luca, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 111–153.
Peruzzo, Cicilia M. Krohling. Midia Comunitária. Comunicação & Sociedade, v. 30, p. 141-156, 1998.
Peruzzo, Cicilia M. Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998.
Pinsky, Jaime. As primeiras civilizações. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
Williams, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Cristina de Sales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)