Memória, Leitura e Movimentos de Sentidos na Formação Universitária
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42100Palavras-chave:
Leitura, Memória, Sujeito, Universidade, Produção de sentidosResumo
O estudo investiga a leitura, concebida como prática discursiva atravessada por memórias, afetos e contextos sociais. A pesquisa, fundamentada na Análise de Discurso (Pêcheux) em diálogo com a psicanálise (Lacan), apreende a leitura como gesto simbólico marcado por ideologia, desejo e incompletude. Com entrevistas semiestruturadas, com ênfase na escuta social dos ditos, silêncios e contexto sócio-histórico, organizadas em três eixos: leitura e contexto social, leitura e afetos, leitura e universidade, evidencia-se que o sujeito reinscreve memórias, mobiliza afetos, manifesta o indizível e se desloca na relação com o saber. A experiência leitora aparece como espaço de subjetivação, onde sentidos se reinscrevem, silêncios dialogam com o desejo e trajetórias de significação se constroem.
Downloads
Referências
Althusser, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Tradução: Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 2022.
Gillot, Pascale. Althusser e a psicanálise. Tradução de Pedro Eduardo Zini Davoglio, Fábio Ramos Barbosa Filho e Marie-Lou Lery-Lachaume. São Paulo: Ideias & Letras, 2018.
Instituto Pró-Livro. Retratos da Leitura no Brasil. 6ª ed. São Paulo, 2024.
Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentac%CC%A7a%CC%83o_Retratos_da_Leitura_2024_13-11_SITE.pdf. Acesso em: 26 maio 2025.
Kantorski, Graziela Dutra. Entre()linhas: representações sociais de leitura na formação do sujeito-leitor. Orientadora, Maria de Lourdes Soares Ornellas. 2024. 216f. Dissertação. (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2025.
Lacan, Jacque. O seminário. Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Leandro-ferreira, Maria Cristina. A trama enfática do sujeito. In: Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2., 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre, RS: UFRGS, 2005. Disponível em: www.discurso.ufrgs.br. Acesso em: 30 ago. 2024.
Lispector, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Lispector, Clarice. A pesca milagrosa. Jornal do Brasil, 1971a. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30356462.pdf. Acesso em: 20 out. 2024.
Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípio e procedimento. Campinas: Pontes, 2009.
Orlandi. Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2000.
Orlandi, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
Orlandi, Eni Puccinelli. As formas do silêncio. Campinas: Ed. UNICAMP, 1992
Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
Ornellas, Maria de Lourdes Soares. Psicanálise & Educação: o que falta em um está no outro? Salvador: EDUFBA, 2019.
Ornellas, Maria de Lourdes Soares. (Entre)vista: a escuta revela. Salvador: EDUFBA, 2011.
Pêcheux, Michel. Leitura e memória: projeto de pesquisa. Tradução de Eni Orlandi. In: PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso. Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi 4. ed. Campinas: Pontes, 2014. p. 141-161.
Eux, pêchmichel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990. [1983].
Saviani, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Graziela Dutra Kantorski, Maria de Lourdes Soares Ornellas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)