Antonieta de Barros
representações e intelectualidade vinculadas ao Dia do Professor
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42104Palavras-chave:
Antonieta de Barros, História da Educação, Intelectualidade negra, Gênero e raça, Dia do ProfessorResumo
Este artigo analisa a trajetória intelectual e política de Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita deputada em Santa Catarina e atuante como educadora, jornalista e escritora no início do século XX. O objetivo é compreender como sua atuação contribuiu para os debates educacionais e para a institucionalização do Dia do Professor e como suas ações foram repercutidas na imprensa contemporânea. Com abordagem qualitativa e histórico-documental, situa-se no campo da História da Educação, nos estudos de gênero e no pensamento feminista negro. São utilizadas fontes periódicas da época e literatura acadêmica. Os resultados evidenciam sua defesa da educação como direito social, sua ação antirracista e seu compromisso com a alfabetização de crianças negras e pobres. Conclui-se que sua trajetória permanece fundamental para compreender lutas por equidade, reconhecimento docente e participação de mulheres negras na vida pública.
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