Direitos humanos

do contratualismo de Hobbes até uma necessidade de fundamentação dos direitos humanos

Autores

  • Rodrigo Toaldo Cappellari Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2013v6n02ID5796

Palavras-chave:

Direito natural, Direito positivo, Direitos humanos, Contratualismo, Positivismo, Multiculturalismo

Resumo

O presente artigo pretende proporcionar uma reflexão cronológica acerca dos direitos humanos, tendo como premissa a filosofia de Thomas Hobbes acerca da concepção de Ser Humano, Estado de Natureza e Direito Natural, passando-se para a necessidade de constituição do Estado para se viver em sociedade, com o consequente surgimento do Direito Positivo e suas peculiaridades, para então se focar na questão de efetividade dos direitos humanos, analisando-se os aspectos filosóficos e culturais em contraste com o cumprimento de normas positivadas, para ao fim concluir sobre a necessidade de se fundamentar os direitos humanos para uma efetiva implantação dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Toaldo Cappellari, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Advogado e Professor dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão em RH da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul – FISUL. É Mestre em Filosofia pela UNISINOS, Especialista em Marketing pela FACEBG, Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UCS e em Administração de Empresas pela FACEBG. Membro do Grupo de Estudos Fundamentação Ética dos Direitos Humanos do PPG Filosofia e PPG Direito da UNISINOS e dos grupos de pesquisa da CEJA - OAB/RS em diversas áreas.

Referências

BARRETO, Vicente de Paulo. Multiculturalismo e Direitos Humanos: um Conflito Insolúvel? In BALDI, César Augusto (Org.). Direitos Humanos na Sociedade Cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

DOUZINAS, Costas, O FIM dos direitos humanos. Tradução: Luzia Araújo, São Leopoldo: Editora Unisinos. Coleção Díke, 2009.

HOBBES, Thomas. Do Cidadão. Tradução de Renato Janine Ribeiro. 2ª Ed. São Paulo:

Martins Fontes, 1998.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Tradução de Rosina D’Angina. São Paulo: Martin Claret, 2009.

LORIO, Vitor. Direitos Humanos sob a Ótica da Territorialidade. Disponível em:

http://www.facom.ufjf.br/lumina/R5-Vitor-HP.pdf. Acesso em: 12 de novembro de 2009.

MAGALHÃES, Fernando. À Sombra do Estado Universal: Os EUA, Hobbes e a nova ordem mundial. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006.

NINO, Carlos Santiago. Ética y Derechos Humanos - un ensaio de fundamentación. Editora Ariel: Barcelona, 1989.

OST, François. Contar a lei: as fontes do imaginário jurídico. São Leopoldo: Editora

UNISINOS, 2005.

POGREBINSCHI, Thamy. Thomas Hobbes. In BARRETO, Vicente de Paulo. (coord.)

Dicionário de Filosofia do Direito. São Leopoldo: UNISINOS, 2006.

POUSADELA, Inês M. O contratualismo hobbesiano. in Filosofia política moderna. De

Hobbes a Marx. BORON, Atilio A. CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias

Sociales; DCP-FFLCH - Departamento de Ciencias Politicas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas - USP. 2006. Disponível em:

http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/filopolmpt/16_pousadela.pdf. Acesso em: 22 de novembro de 2009.

SÓFOCLES. Antígona. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 6. ed. Lisboa: Fundação

Calouste Gulbenkian, 1992.

Downloads

Publicado

15-09-2014

Como Citar

CAPPELLARI, Rodrigo Toaldo. Direitos humanos: do contratualismo de Hobbes até uma necessidade de fundamentação dos direitos humanos. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 6, n. 02, 2014. DOI: 10.21680/1982-310X.2013v6n02ID5796. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/5796. Acesso em: 19 maio. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.