ENTRE VOZES E IDENTIDADES

UMA ANÁLISE DIALÓGICA E INTERSECCIONAL EM "ESTRELAS ALÉM DO TEMPO" (2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39987

Palavras-chave:

análise dialógica, interseccionalidade, cinema, segregação racial, opressão de gênero

Resumo

Este artigo realiza uma análise dialógica e interseccional do filme “Estrelas Além do Tempo” (2016), explorando as temáticas de segregação racial e opressão de gênero vivenciadas pelas protagonistas: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três mulheres negras que desempenharam papéis fundamentais no avanço científico da NASA durante a corrida espacial dos Estados Unidos. O estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, fundamenta-se nos princípios da Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), com contribuições do Círculo de Bakhtin, e na Teoria da Interseccionalidade, dialogando com autoras como Akotirene (2019), hooks (2019) e Collins (2022). O objetivo principal é investigar como o filme americano constrói discursos de resistência e opressão, ao mesmo tempo que reflete criticamente sobre as relações de poder e a exclusão histórica de minorias em contextos científicos e sociais. Com base em uma análise contextual dos anos 1960 e 1970, marcados pela segregação racial e pelo movimento feminista, este artigo discute como as vozes das protagonistas desnudam as estruturas opressoras da época. Os resultados revelam que a narrativa cinematográfica, por meio da representação das protagonistas, promove uma reflexão crítica sobre a representatividade, destacando a importância da inclusão e valorização de mulheres negras em espaços de poder e ciência, evidenciando as lutas interseccionais como essenciais para a transformação social.

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Biografia do Autor

Helaine de Souza Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente é Doutoranda e Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Possui Especializações em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela mesma universidade. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens". Licenciada em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I - Campina Grande - PB. Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/ UEPB/ Letras - Espanhol/ Campus - Campina Grande), no período entre Janeiro de 2016 até Março de 2018 e, posteriormente, atuou como bolsista Residente do Programa Residência Pedagógica da UEPB no período entre Agosto de 2018 e Janeiro de 2020. Interessa-se pelos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino/aprendizagem de Língua Espanhola; Ensino/aprendizagem de línguas mediado pelas tecnologias digitais; Cultura, Interculturalidade e Ensino; Diálogos Bakhtinianos; Cinema; Linguagem Cinematográfica; Telecolaboração e Teletandem.

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, curso Estágio de Pós-Doutorado em Diplomacia Cultural e Política Linguística na Universidade de Aswan, no Egito, e atuo como Professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP) e a telecolaboração (Teletandem), mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, para a internacionalização universitária, via intercâmbio acadêmico, linguístico e (inter)cultural entre brasileiros e argentinos possibilitou o meu Estágio de Pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, sou líder do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo, que abarca as linhas de pesquisa i) Ideias bakhtinianas, ii) Observatório do Discurso da Política Externa Brasileira e, ii) TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens e sou membro do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança; InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem) e MOPRI - Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais, todos cadastrados no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Meus temas de interesse gravitam em torno da i) Análise Dialógica do Discurso; ii) O Círculo de Bakhtin em Diálogo; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas; iii) Política Externa Brasileira; iv) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação.

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Publicado

14-06-2025

Como Citar

DE SOUZA MACIEL, Helaine; MARQUES DE SOUZA, Fábio. ENTRE VOZES E IDENTIDADES: UMA ANÁLISE DIALÓGICA E INTERSECCIONAL EM "ESTRELAS ALÉM DO TEMPO" (2016). Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. FI02, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39987. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/39987. Acesso em: 23 dez. 2025.

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