Do território ao feed
Reivindicação do ciberespaço por indígenas
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38576Résumé
Este artigo tem por objetivo questionar as fontes utilizadas nas pesquisas de História relacionadas aos povos originários. Nessa perspectiva, e considerando que esse texto faz parte de um estudo maior realizado no mestrado, apresentar-se-á as fontes e metodologias utilizadas no processo de escrita da dissertação, de modo a perceber como estereótipos sobre os povos indígenas no Brasil são desafiados e ressignificados no Ciberespaço (Levy, 2003), especialmente por influenciadoras indígenas no TikTok. As metodologias utilizadas são a Análise de Conteúdo (Bardin, 2015) e o Mapa das Mediações (Martin-Barbero, 2002). Ao priorizar a utilização de fontes dos períodos colonial e imperial, os historiadores acabam reforçando ideias estereotipadas acerca do que é ser indígena no Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)