SERIA A HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA MARCADA PELO TRAUMA?
o caso dos Ginásios Vocacionais de São Paulo (1961-1969)
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38357Mots-clés :
ditadura militar, Ginásios Vocacionais, trauma histórico, ensino de história, história do ensino de históriaRésumé
Este trabalho analisa a história do ensino de história no Brasil por meio do conceito de trauma histórico e de uma análise do caso dos Ginásios Vocacionais (GVs) de São Paulo (1961-1969). Em primeiro lugar, apresenta-se a visão geral segundo a qual as inovações no ensino de história teriam surgido apenas a partir de 1980, de modo que, antes disso, esse ensino era marcado pelo tradicionalismo. Em seguida, discute-se o conceito de trauma histórico, entendido como resultado de uma crise capaz de romper modelos de sentido. Em terceiro lugar, explora-se a experiência dos GVs, interrompidos pelos agentes do Estado Militar em 1969. Defende-se que esse acontecimento representa um trauma histórico para a memória do ensino de história, bem como para a história dessa área.
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