Uso do material dourado nas aulas de Matemática no contexto do estágio de docência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39329

Mots-clés :

Anos Iniciais, Material Dourado, Estágio, Aprendizagem, Matemática

Résumé

Este artigo teve como objetivo analisar o uso do material dourado como recurso pedagógico no ensino do Sistema de Numeração, destacando sua contribuição para a compreensão de propriedades das operações matemáticas. Este estudo foi de natureza qualitativa e exploratória, realizado por meio de uma intervenção em sala de aula com alunos do 4º ano de uma escola pública em Belém-PA, durante a disciplina estágio supervisionado II, do curso de Licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagens da UFPA. As informações foram construídas a partir de observações em campo e de registros fotográficos das interações dos alunos no desenvolvimento das atividades. Os resultados evidenciaram que o uso do material dourado facilitou a compreensão de conceitos e procedimentos matemáticos relacionados ao sistema de numeração decimal e às operações fundamentais. Conclui-se que o material dourado é uma ferramenta importante para o ensino das operações matemáticas, quando utilizado em práticas pedagógicas planejadas intencionalmente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Brenda Caroline Lopes de Sousa, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará.

Publié-e

17-12-2025

Comment citer

COLINS, Fabio; SOUSA, Brenda Caroline Lopes de. Uso do material dourado nas aulas de Matemática no contexto do estágio de docência. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39329. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/39329. Acesso em: 21 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos