Uso do material dourado nas aulas de Matemática no contexto do estágio de docência
DOI :
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39329Mots-clés :
Anos Iniciais, Material Dourado, Estágio, Aprendizagem, MatemáticaRésumé
Este artigo teve como objetivo analisar o uso do material dourado como recurso pedagógico no ensino do Sistema de Numeração, destacando sua contribuição para a compreensão de propriedades das operações matemáticas. Este estudo foi de natureza qualitativa e exploratória, realizado por meio de uma intervenção em sala de aula com alunos do 4º ano de uma escola pública em Belém-PA, durante a disciplina estágio supervisionado II, do curso de Licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagens da UFPA. As informações foram construídas a partir de observações em campo e de registros fotográficos das interações dos alunos no desenvolvimento das atividades. Os resultados evidenciaram que o uso do material dourado facilitou a compreensão de conceitos e procedimentos matemáticos relacionados ao sistema de numeração decimal e às operações fundamentais. Conclui-se que o material dourado é uma ferramenta importante para o ensino das operações matemáticas, quando utilizado em práticas pedagógicas planejadas intencionalmente.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Estágio 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)