Uso do material dourado nas aulas de Matemática no contexto do estágio de docência
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39329Palabras clave:
Anos Iniciais, Material Dourado, Estágio, Aprendizagem, MatemáticaResumen
Este artigo teve como objetivo analisar o uso do material dourado como recurso pedagógico no ensino do Sistema de Numeração, destacando sua contribuição para a compreensão de propriedades das operações matemáticas. Este estudo foi de natureza qualitativa e exploratória, realizado por meio de uma intervenção em sala de aula com alunos do 4º ano de uma escola pública em Belém-PA, durante a disciplina estágio supervisionado II, do curso de Licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagens da UFPA. As informações foram construídas a partir de observações em campo e de registros fotográficos das interações dos alunos no desenvolvimento das atividades. Os resultados evidenciaram que o uso do material dourado facilitou a compreensão de conceitos e procedimentos matemáticos relacionados ao sistema de numeração decimal e às operações fundamentais. Conclui-se que o material dourado é uma ferramenta importante para o ensino das operações matemáticas, quando utilizado em práticas pedagógicas planejadas intencionalmente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cadernos de Estágio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)