Uso do material dourado nas aulas de Matemática no contexto do estágio de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39329

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Material Dourado, Estágio, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o uso do material dourado como recurso pedagógico no ensino do Sistema de Numeração, destacando sua contribuição para a compreensão de propriedades das operações matemáticas. Este estudo foi de natureza qualitativa e exploratória, realizado por meio de uma intervenção em sala de aula com alunos do 4º ano de uma escola pública em Belém-PA, durante a disciplina estágio supervisionado II, do curso de Licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagens da UFPA. As informações foram construídas a partir de observações em campo e de registros fotográficos das interações dos alunos no desenvolvimento das atividades. Os resultados evidenciaram que o uso do material dourado facilitou a compreensão de conceitos e procedimentos matemáticos relacionados ao sistema de numeração decimal e às operações fundamentais. Conclui-se que o material dourado é uma ferramenta importante para o ensino das operações matemáticas, quando utilizado em práticas pedagógicas planejadas intencionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Caroline Lopes de Sousa, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

COLINS, Fabio; SOUSA, Brenda Caroline Lopes de. Uso do material dourado nas aulas de Matemática no contexto do estágio de docência. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39329. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/39329. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos