PROFESORES DE EDUCACIÓN ESPECIAL EN EL ESTADO DE RIO GRANDE DO NORTE

UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777

Palabras clave:

serviço de apoio, professores de educação especial, necessidades educacionais específicas

Resumen

El principal objetivo de este artículo es presentar una visión general del servicio de apoyo en materia de Educación Especial en el contexto de la red educativa estatal en Rio Grande Norte (RN) con énfasis en el desempeño de los docentes de Educación Especial en el aula regular. El enfoque metodológico adoptado es cualitativo (Minayo, 2015) utilizando el método de Estudio de Caso (Stake, 2010). A través de investigación documental y revisión sistemática de la literatura. La fuente de recolección de datos son libros, artículos publicados y documentos legales que rigen la educación especial en el estado de Rio Grande do Norte. Los resultados apuntan a un servicio de apoyo que considera las particularidades de los estudiantes con necesidades educativas específicas (NEE) que se encuentran matriculados en la red y que busca el diálogo con los docentes de aula regular con foco en consolidar el trabajo colaborativo que aún existe como un gran desafío. Finalmente, es de fundamental importancia considerar que el servicio ofrecido por la red educativa estatal de Rio Grande do Norte a través del trabajo de los docentes de educación especial en el campo de las prácticas inclusivas ha recibido el debido reconocimiento como una posibilidad de garantizar el derecho a la educación dirigida en audiencias de educación especial.

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Biografía del autor/a

Marianna Medeiros da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer

Mestre em Educação Especial pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Especial (PPGEEsp-UFRN), na Linha de Pesquisa Processos de Ensino e de Aprendizagem na Perspectiva da Educação Especial. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atuou na Rede Pública de Ensino Municipal de Natal/RN como professora de sala de aula regular (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e na Sala de Recursos Multifuncional - SRM em uma escola de Tempo Integral. Na Rede Pública Estadual atua como Professora de Educação Especial de agosto de 2019 até setembro de 2023, hoje atua como assessora pedagógica na Subcoordenadoria de Educação Especial - SUESP/SEEC. Iniciou a trajetória acadêmica como bolsista de Iniciação Científica e de Extensão em projetos voltados para a área do Atendimento Educacional Especializado - AEE, bem como para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental, na Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Educação Especiais (Base NEE/CE/UFRN), no período de (2012 - 2015) e desenvolveu atividades de apoio logístico no Curso de Aperfeiçoamento: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação Inclusiva, no período de (2013 - 2015).

Alessandra de Araújo Gonçalves Gomes, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009), com Especialização em Leitura e Literatura/FAL(2013); Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica/FAVENI (2020). Mestranda em Ciências da Educação /WUE. Possui capacitação em Atendimento Educacional Especializado/UFERSA (2016) e em Braille/ UFRJ (2018). Professora Efetiva da Rede Estadual do RN, onde já Trabalhou no Centro de Apoio Pedagógico a pessoa com deficiência Visual CAP RN. Atuou como professora do AEE na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Jorge Fernandes e no Centro de Educação Especial ( CEESP ). Trabalhou também como professora de Educação Especial na EITI Joaquim Torres. Escreveu diversos livros em Cordel. Participando como autora de Cordel no Concurso de Expressão Cultural/UFRN-2013-Cordéis para pendurar na memória. Atualmente desenvolve seus trabalhos como técnica na Subcoordenadoria de Educação Especial do RN (SUESP/SEEC) como Assessora Pedagógica.

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STAKE, Robert. E. Investigación con estudio de casos. 5. ed. Ediciones Morata, S. L.

Madrid, 2010.

Publicado

24-08-2025

Cómo citar

SILVA, Linda Carter Souza da; SILVA, Marianna Medeiros da; GOMES, Alessandra de Araújo Gonçalves. PROFESORES DE EDUCACIÓN ESPECIAL EN EL ESTADO DE RIO GRANDE DO NORTE: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37777. Acesso em: 25 dic. 2025.

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