Escola Olodum Sul como ferramenta de transformação social: um estudo sobre gestão social e desenvolvimento comunitário
DOI:
https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID39965Palavras-chave:
Terceiro Setor, Escola Olodum Sul, Gestão social, Desenvolvimento comunitário, Transformação socialResumo
A área de administração carece de estudos empíricos aprofundados que explorem o impacto específico de projetos culturais no desenvolvimento comunitário, particularmente em áreas urbanas brasileiras. Objetivando suprir tal lacuna, este artigo busca analisar o impacto da Escola Olodum Sul na gestão social e no desenvolvimento comunitário na cidade de Florianópolis e municípios vizinhos da Grande Florianópolis, como São José, Palhoça e Biguaçu, destacando suas práticas, desafios e contribuições como uma organização do terceiro setor. Neste estudo de caso, focou-se em uma revisão bibliográfica, documental acompanhada de entrevistas semiestruturadas, na Escola Olodum Sul, localizada em Santa Catarina. Os principais resultados indicaram que a referida instituição contribui para a transformação e gestão social, bem como para o desenvolvimento comunitário, social e econômico da região, especialmente no que concerne às questões étnico-raciais. Como principal contribuição, este artigo apresenta à literatura evidências empíricas acerca da gestão social, políticas de inclusão social e atuação do terceiro setor, ao tempo em que apresenta um panorama das contribuições e desafios enfrentados por organizações culturais dessa natureza.
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