Olodum Sul School as a tool for social transformation: a study on social management and community development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID39965

Keywords:

Third Sector, Social transformation

Abstract

The area of administration lacks in-depth empirical studies that explore the specific impact of cultural projects on community development, particularly in urban areas in Brazil. Aiming to fill this gap, this article seeks to analyze the impact of the Olodum Sul School on social management and community development in the city of Florianópolis and neighboring municipalities of the Greater Florianópolis area, such as São José, Palhoça, and Biguaçu, highlighting its practices, challenges and contributions as a third sector organization. This case study focused on a bibliographic and documentary review accompanied by semi-structured interviews at the Olodum Sul School, located in Santa Catarina. The main results indicated that the institution in question contributes to social transformation and management, as well as to the community, social and economic development of the region, especially with regard to ethnic-racial issues. As its main contribution, this article presents empirical evidence to the literature about social management, social inclusion policies and the role of the third sector, while presenting an overview of the contributions and challenges faced by cultural organizations of this nature.

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Author Biographies

Evelise Santos Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGADM/UFSC). Mestre em Gestão Universitária pelo Programa de Pós Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2016 - UFSC). Possui graduação em Administração pela Faculdade Energia de Administração e Negócios (2008) e especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2012). Atualmente atua como Diretora de Validações de Cotas de ações afirmativas, no Departamento de Validações (DV) na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Karina Francine Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG) com período sanduíche em University of Technology Sydney. Especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2023) pelo Instituto Federal Goiano. Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no UniSENAI. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB. Membra da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Conselheira do Coletivo Negro Guerreiro Ramos (ESAG/UDESC). Coordenadora do Coletivo dos Servidores Negros da UFSC (NegrUFSC). Membra do Núcleo de Estudos Negros NEN. Membra da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Cadara), vinculada ao Ministério da Educação. Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, diversidade, equidade, inclusão, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Titular do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração, além do Mestrado Profissional em Administração Universitária. Possui Graduação em Administração (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção (2002) pela UFSC, com Pós-Doutorados pela USP/FEA (2009) e pela Universidade Técnica de Lisboa (2010).
Foi Diretor do Centro Sócio-Econômico da UFSC, Presidente do FNCE (2012–2014), Vice-Presidente e Presidente do Conselho Estadual de Educação de SC, além de ter exercido diversas funções executivas na universidade e em instituições públicas. Autor e coautor de livros e artigos nas áreas de Planejamento Estratégico, Liderança e Gestão da Educação. Já orientou mais de 200 trabalhos e é palestrante convidado em eventos nacionais e internacionais.

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina - CEE-SC (2011-2023). Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES/MEC (2019-2022). Presidente do CACS/FUNDEB de Santa Catarina (2017-2019). Membro da Comissão UNIEDU/FUMDES - Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD (2014-2016). Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. Diretor Geral da ESAG/UDESC (2010-2014); Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da ESAG/UDESC (2004-2006); Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração da ESAG/UDESC (2021-2023; 2015-2018; 2006-2009; 2002-2004). Tem experiência na área de Administração e de Engenharia, em Ensino e em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação, avaliação, ensino superior, educação básica e pareceres técnicos na área de educação e de legislação e normas do ensino superior.

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Published

01-08-2025

How to Cite

SANTOS SOUSA, Evelise; MARCELINO, Karina Francine; FERNANDES PEREIRA, Maurício; CÉSAR BARRETO MORAES, Mário. Olodum Sul School as a tool for social transformation: a study on social management and community development. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e39965, 2025. DOI: 10.21680/2675-8512.2025v8n1ID39965. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/39965. Acesso em: 21 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos