O processo de expansão da educação secundária em Ubatã (1961-1966)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42113Palabras clave:
História da Educação, Escolarização, Políticas Educacionais, Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNGE) em UbatãResumen
A pesquisa investiga a responsabilidade do Estado brasileiro na organização do ensino entre o século XIX e início do século XX. Objetiva compreender limites e disputas político-educacionais, para a consolidação de um sistema nacional. A metodologia baseou-se em um levantamento bibliográfico e documental, com obras em História da Educação e registros da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNGE) em Ubatã, Bahia. Os resultados revelam que, persistiram desigualdades de gênero, classe e raça e tensões entre a centralização estatal e as iniciativas locais. Conclui-se que a responsabilidade estatal foi atravessada por projetos em disputa que garantiram uma escolarização mais democrática, mas mantiveram ações de exclusão social e desigualdades identitárias.
Descargas
Citas
Almeida, Cíntia Borges de. Um paíz de poucas lettras?Experiências de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na “Cidade Maravilhosa” (1900-1922). Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro: UERJ, Rio de Janeiro, 2018.
Gondra, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. Cortez Editora, 2008.
Jornal do Brasil. “Educandários do interior baiano…”. Edição nº 00294, 13 dez. 1964. Disponível em: Hemeroteca Digital Brasileira.
Lopes, Antônio Pádua de Carvalho; OLIVEIRA, João Paulo Gama; AVELINO DE FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza. Diálogos sobre o Ensino Secundário: História Comparada dos estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (1942-1961). Cadernos De História Da Educação, 2023, v.22(Contínua), e195, p.01-19.
Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.
Santos, Hanna Caroline de Santana; VASCONCELOS, Joilson. Políticas públicas educacionais e a responsabilidade estatal. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2023, v.9(5), p.2649–2658.
Schueler, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo, 2009, v.13, p.32-55.
Sousa, Francisco Waldílio da Silva; MENDES, Elizânia Sousa do Nascimento. A Formação da Boa sociedade: considerações sobre o ensino secundário no Brasil Imperial (1822-1889). Revista Acadêmica On-line, 2024, v. 10, n. 51, p.01-09.
Taporosky, Barbara Cristina Hanauer; SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. Uma análise da capacidade do Ministério Público para a atuação na política educacional. Educação & Sociedade, 2023, Campinas, v. 44, e268153, p.01-19.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Danilo Morais Lima, Cíntia Borges de Almeida

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)