Ensino estatal, técnico e secundário em agricultura

o projeto do belga Morimont para São Paulo entre 1893 e 1896

Autores/as

  • Rodrigo Sarruge Molina Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID38856

Palabras clave:

Piracicaba, Morimont, Ruralismo, Educação Agrícola

Resumen

Esta pesquisa tem como objeto a História da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz que foi inaugurada em 1901 na cidade de Piracicaba e faz parte da Universidade de São Paulo. No entanto, o recorte cronológico de nossa análise serão os anos de 1893 a 1896, quando a Secretaria de Agricultura paulista contratou na Bélgica o engenheiro agrônomo Léon Morimont que ficou encarregado de dirigir a institucionalização dessa fazenda-escola. O objetivo da pesquisa será compreender os motivos do governo paulista contratar Morimont e eleger a cidade de Piracicaba com centro da educação agrícola do interior. As principais fontes primárias analisadas são documentos manuscritos, mapas e relatórios. O referencial teórico e metodológico é o materialismo histórico e dialético.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Sarruge Molina, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor na Universidade Federal do Espírito Santo, membro do Grupo de Pesquisa HistedBR.

Citas

Buffa, E., & Nosella, P. (2009). Instituições escolares: Por que e como pesquisar. Campinas, SP: Alínea.

Coggiola, O. (2009). As grandes depressões (1873-1896 e 1929-1939): Fundamentos econômicos, consequências geopolíticas e lições para o presente. São Paulo: Alameda.

Costa, E. V. da. (1997). Da monarquia à república: Momentos decisivos. São Paulo: Grijalbo.

Diniz. (2015). Sítio de numismática: Conversor de moedas. Disponível em: https://www.diniznumismatica.com/2015/11/conversao-hipotetica-dos-reis-para-o.html (Acesso em 8 de janeiro de 2025).

Gramsci, A. (2001). Cadernos do cárcere (Vol. 2) (C. N. Coutinho, Ed. e Trad.; L. S. Henrique & M. A. Nogueira, Co-Eds.) (2ª ed.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Guerrini, L. (1970). História de Piracicaba em quadrinhos. Piracicaba: Edição do IHGP.

Hobsbawm, E. J. (2004). A era dos impérios, 1875–1914 (13ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Hobsbawm, E. J. (1998). Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras.

Ianni, O. (1979). Ditadura e agricultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Löwy, M. (1998). A teoria do desenvolvimento desigual e combinado. Outubro, 6, 73–80.

Luxemburgo, R., & Parvus, A. (1978). Greve de massas, partido, a causa da derrota: Debate sobre la huelga de masas (Segunda parte) (2ª ed.). México: Ediciones Pasado y Presente.

Molina, R. S. (2011). Escola Agrícola Prática “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP): Sua gênese, projetos e primeiras experiências (1881 a 1903) [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Faculdade de Educação.

Molina, R. S., & Jacomeli, M. R. M. (2016). Os ruralistas paulistas e seus projetos para a educação agrícola: A “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) em Piracicaba (1881 a 1903). Revista Brasileira de História da Educação, 16(4), 190–215.

Molina, R. S. (2018). História, instituições escolares e o materialismo histórico-dialético. Revista HISTEDBR On-line, 18(4), 1209–1228. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652660

Moore Jr., B. (1975). As origens sociais da ditadura e da democracia: Senhores e camponeses na construção do mundo moderno. São Paulo: Martins Fontes.

Morimont, L. A. (1895). Relatório da Fazenda São João da Montanha em Piracicaba pertencente ao Estado (1894): Apresentado ao Dr. Jorge Tibiriçá, Secretário dos Negócios da Agricultura do Estado de São Paulo. São Paulo: Typographia Paulista.

Morimont, L. A. (1894–1896). Correspondência manuscrita do dia 14 de março de 1894 a Torquato Leitão [Livro de correspondências]. Acervo do Museu da ESALQ/USP.

Morimont, L. A. (1893, 21 de agosto). Escola agrícola. Gazeta de Piracicaba. Acervo Histórico do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Pfromm Netto, S. (2013). Dicionário de piracicabanos (1ª ed.). São Paulo: PNA.

Sanfelice, J. L., Jacomeli, M. R. M., & Penteado, A. E. A. P. (Orgs.). (2016). História de instituições escolares. Bragança Paulista, SP: Margem da Palavra.

Saviani, D. (2011). Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In A. C. G. Marsiglia (Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos (pp. xx–xx). Campinas, SP: Autores Associados.

Silva, L. M. O. (2008). Terras devolutas e latifúndio: Efeitos da lei de 1850. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.

Topik, S. (1987). A presença do Estado na economia política do Brasil, de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record.

Valdemarim, V. T. (2004). Estudando as lições de coisas: Análise dos fundamentos filosóficos do método intuitivo. Campinas, SP: Autores Associados.

 Desenho do mapa da escola agrícola

Publicado

16-11-2025

Cómo citar

Molina, R. S. (2025). Ensino estatal, técnico e secundário em agricultura: o projeto do belga Morimont para São Paulo entre 1893 e 1896. History of Education in Latin America - HistELA, 8(1), E38856. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID38856

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.