VALES DA PROMISSÃO:
imagens dos sertões nos Perímetros Irrigados da ditadura civil-militar brasileira
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41630Résumé
O objetivo deste artigo é analisar a propaganda oficial produzida pelos órgãos federais responsáveis pelas políticas de irrigação no Nordeste brasileiro durante a ditadura civil-militar (1964-1985). As décadas de 1960 e, sobretudo, de 1970 foram marcadas por uma série de intervenções públicas que transformaram a imagem dos sertões nordestinos. Entre essas iniciativas, destacam-se os Perímetros Irrigados, áreas delimitadas pelo Estado para a implantação de projetos de irrigação nos vales úmidos, visando, especialmente, ao aumento da produção local. Este estudo analisa a representação espacial promovida pela propaganda oficial, tomando como exemplo as revistas Sudene Informa e Interior, nas quais os vales úmidos são apresentados como “terras de promissão”.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)