Os jogos teatrais como prática pedagógica no ensino de língua francesa
DOI :
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID41680Mots-clés :
estágio de FLE, ensino de FLE para crianças, ensino-aprendizado de línguas., Prática Pedagógica, jogos teatraisRésumé
O ensino de francês como língua estrangeira nas escolas brasileiras ainda é pouco desenvolvido e, visando diminuir essa disparidade, oficinas de sensibilização são recursos essenciais para promover um primeiro contato com o francês e aliá-las a práticas pedagógicas lúdicas se mostra uma maneira eficiente e didática de fazer esse trabalho. A partir disso, foi desenvolvido um trabalho de estágio com alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, com o objetivo de desenvolver uma sensibilização à língua francesa a partir do ensino de vocabulários básicos utilizando jogos teatrais como recurso de prática do conteúdo, revisão e contato com o idioma. Essa escolha como base metodológica parte de que essas práticas, por envolverem corpo, emoção e linguagem em contextos expressivos, possibilita aos aprendentes uma vivência mais significativa da língua estrangeira (OLIVEIRA, 2019). Os jogos teatrais utilizados (SPOLIN, 2001 e MUNIZ, 2015) foram adaptados conforme os interesses pedagógicos e seu uso, que se desdobra nas mais diversas atividades, mostrou-se um importante mecanismo em sala de aula no processo de aprendizagem dos alunos. Para além da fixação do conteúdo, foram também essenciais para construir uma dinâmica em sala de engajamento dos alunos intelectual e fisicamente, de desenvolvimento criativo, além de proporcionar um ambiente mais acolhedor, participativo e autêntico.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Estágio 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)