Vivências de estudantes do curso de pedagogia do Instituto Kennedy em um espaço não escolar – Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n1ID39306Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionadoisionado, Espaço não Escolar, Educação, Estudantes Surdos.Resumo
A pesquisa se enunciou a partir de uma experiência no componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica VII do curso de Pedagogia, quando foi solicitado para identificarmos uma situação que tivesse nos inquietado em um dos Estágios Curriculares Supervisionados. O objetivo geral do estudo consistiu em descrever metodologias e atividades desenvolvidas para alfabetizar e letrar estudantes surdos em uma determinada instituição. A metodologia é de abordagem qualitativa, organizada em três etapas. Na primeira, realizamos uma revisão da literatura sobre metodologias e atividades utilizadas para ensinar estudantes surdos. Na segunda, entrevistamos a gestão da instituição para conhecer as metodologias e atividades utilizadas para alfabetizar e o letrar estudantes surdos. Na terceira etapa, conhecemos as atividades propostas aos estudantes, organizamos e analisamos as informações. Como resultados e contribuições, a investigação nos permitiu identificar metodologias e atividades diferenciadas para ensinar a esse público, e reconhecer a importância da pesquisa na formação inicial do pedagogo.
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